→ Qual a utilização da penicilina? A penicilina inibe uma enzima chamada de transpeptidase, que atua na formação do peptidoglicano (importante componente da parede celular bacteriana).
Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias. Algumas bactérias produzem enzimas que podem inativar os antibióticos betalactâmicos.
A penicilina benzatina, também chamada de benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina, é um antibiótico da família das penicilinas, que é administrado por via intramuscular e serve para combater infecções bacterianas, tais como a sífilis ou a amigdalite bacteriana.
E a Penicilina não tem praticamente efeito sobre a bactéria porque esta não é absorvida devido a presença de M lipoprotéica, externamente ao peptidioglicano.
A descoberta da penicilina foi, sem dúvidas, um grande avanço para a medicina em todo o mundo. Foi a partir da descoberta desse antibiótico que várias doenças, que antes matavam várias pessoas, puderam ser curadas e hoje são tratadas com relativa facilidade.