Os pesquisadores acreditam que as políticas públicas, por um lado, protegem os pobres, mas, por outro, beneficiam mais os ricos, e o saldo final disso é que o Estado contribui para o aumento da desigualdade social. ... Mas, se fizer isso, a desigualdade brasileira vai crescer.
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
5 ações práticas para reduzir a desigualdade no Brasil
Segundo ele, a escola é um lugar onde se reproduzem as desigualdades. Em função da origem social, os alunos conhecem desigualdades de capitais e isso gera uma reprodução social. ... Além disso, a escola é uma instituição onde o professor esta presente para ensinar aos alunos conhecimento relativo às classes dominantes.
Má administração de recursos – principalmente públicos; Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor; Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.
Para Pierre Bourdieu, a desigualdade, ou a organização hierárquica está inserida em todas as esferas sociais, inclusive na escola. Um exemplo seria o acesso ao nível superior. ... A escola, deste modo reproduz os mecanismos de dominação social, sendo um dos principais mecanismos de legitimação da dominação social.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
Todo e qualquer tipo de desiguadade social é maléfica, uma vez que sempre irá favorecer um ao invés do outro, quando todos deveriam ser iguais.