A principal função do alantoide é remover e armazenar excretas produzidas pelo metabolismo do embrião. É uma fina membrana, formada pela ectoderme e a mesoderme, que envolve o embrião delimitando uma cavidade preenchida pelo líquido amniótico.
Bolsa amniótica ou âmnio Essa estrutura, responsável pela proteção do embrião contra choques mecânicos e contra o ressecamento, está presente em répteis, aves e mamíferos. Ela tem uma grande importância evolutiva, pois permitiu a independência da água para a reprodução.
Os animais que possuem âmnio são designados amniotas. ... O âmnio forma-se a partir de uma dobra interna da ectoderme e nos ovos dos répteis e das aves está envolto pelo alantocórion, ao passo que, nos mamíferos está envolto pelo córion, e este por sua vez pela placenta.
O âmnio é formado com as células que se separaram do epiblasto. Do hipoblasto origina-se uma camada de células denominadas membrana de Heuser (fig. 4) que revestirá a cavidade interna do blastocisto que então passará a se chamar cavidade vitelina primitiva (fig. 3 e 4).
Se origina a partir dos micrômeros. Antes mesmo do décimo dia de gestação, o que antes era apenas um amontado de células dentro do embrião (o embrioblasto), se divide em duas camadas: o hipoblasto (futuro endoderma) e o epiblasto(futuro ectoderma), que fica voltado para o lado endometrial.
O sinciciotrofoblasto é uma grande camada de células embrionárias sinciciais originada dos trofoblastos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a segunda semana de gestação.
As vilosidades coriônicas primárias ao adquirirem eixo central de mesênquima, tornam-se vilosidades coriônicas secundárias. Quando se formam os capilares, elas tornam-se vilosidades coriônicas terciárias.
Isso ocorre em torno de 8 semanas de idade gestacional e é devido a uma série de fatores, incluindo o rápido crescimento da extremidade cranial do intestino médio (que formará o intestino delgado) e o grande tamanho do fígado e rins em desenvolvimento.
A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderme.
Após a diferenciação, as células podem se agrupar para formar tecidos que, por sua vez, formam os órgãos do indivíduo. Portanto, a partir da gastrulação, o embrião entra na fase de organogênese, onde seus órgãos são formados. Essa fase permanece até o final do desenvolvimento embrionário.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. ... Se houver fecundação do ovócito secundário por um espermatozoide, a meiose se completará, originando um zigoto, que é levado até o útero pelas contrações musculares da tuba uterina.
Blastulação é um processo que sucede a mórula e possui uma cavidade formada por células. Gastrulação forma os folhetos embrionários, que a partir dos mesmos os tecidos e órgãos do embrião serão originalizados.