O filme A Rede Social mostra a criação de um dos sites de relacionamentos mais populares da internet: o Facebook. Foi uma idéia inovadora que surgiu na cabeça de um jovem estudante da Universidade de Harvard, nos EUA, que não tinha noção do fenômeno mundial que se tornaria o seu feito.
A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. ... Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430.
Historicamente a idéia de exigir uma plataforma para criação de fóruns, postagens e compartilhamentos surgiu por volta de 1970, com os sistemas BBS e Usenet, que perderam espaço nos anos 90, com a chegada do IRC e ICQ, que traziam como grande atrativo a possibilidade de troca de mensagens instantâneas, criando então ...
Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430. A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis. Esses tipos móveis nada mais eram que símbolos gráficos (letras, números, pontos etc.) moldados em chumbo.
A Bíblia foi o primeiro grande livro a ser impresso em tipos móveis e a circular entre a população, inicialmente na Alemanha, onde a imprensa foi inventada, e, posteriormente, no restante da Europa, quando outras traduções foram feitas.
Resposta. Diversas mudanças sociais, como mudanças no gosto do público e até mesmo no terreno da escrita.
O primeiro jornal da história -no sentido de "noticiário impresso de circulação pública e seriada"- foi o "Relation", surgido em 1605, em Estrasburgo, então cidade germânica.
Apesar da tecnologia existir desde o século XV, com a invenção dos tipos móveis por Gutemberg, e jornais já vinham sendo impressos na Europa desde os anos 1610, apenas em 1808 surgiu em terras brasileiras o primeiro jornal impresso, e podemos dizer que ele era “muito amistoso” ao governo estabelecido.
Johannes Gutenberg
A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Impressão Régia, no Rio de Janeiro. (O Correio Braziliense é um pouco mais antigo, mas era impresso em Londres.) Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
Gazeta do Rio de Janeiro
A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então coibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos.
Na Europa, o papel chegou no século 12, através da Rota da Seda. A impressão usando talha em madeira, conhecida como xilografia, apareceu no século 14. ... Nos anos 1430 ou antes, o uso de tipos móveis metálicos apareceu na Europa e foi aperfeiçoado pelo alemão Johannes Gutenberg.
O jornal era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas. As Acta informavam os cidadãos sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções. ... Foi só na primeira metade do século XVII que os jornais começaram a surgir como publicações periódicas.
O jornal em alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, impresso a partir de 1605 por Johann Carolus em Estrasburgo, é reconhecido como o primeiro jornal da história.
A reportagem continua: “engenheiros agora predizem que chegará um dia em que receberemos todos os nossos jornais e revistas pelo computador.” E termina dizendo que o trabalho do jornaleiro ainda não estava ameaçado. Em tempo: o San Jose Mercury News é considerado o primeiro jornal na Web, lançado em 1994.
Personal Journal