O trabalho do Pedagogo no contexto escolar exerce um papel de mediação das rotinas escolares; da elaboração, execução e avaliação de projetos; da organização das atividades institucionais que perpassam o planejamento dos conteúdos, objetivos educacionais, metodologias a serem utilizadas e avaliação de todas as tarefas.
O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.
A formação do psicopedagogo é baseada na psicologia e na pedagogia, suas atribuições além da proatividade e responsabilidade é que ele sai agir mediante as situações impostas, mas que ele também saiba escutar na tomada de decisões escolar.
quatro anos
Os psicopedagogos podem atuar tanto no setor privado quanto no público. ... No setor privado, o principal campo de atuação é nas escolas e instituições da educação básica. Com o foco no processo infantil, o profissional ajuda a desenvolver atividades para diferentes alunos. É possível, até mesmo, atuar no setor de saúde.
Verificado por especialistas. São muitos os cuidados necessários para o trabalho a ser desenvolvido neste ambiente hospitalar, de modo que em uma situação de pandemia mundial, os ambientes hospitalares devem estar higienizados (esterilizados) e todos que entrem em tal ambiente devem utilizar máscaras.