Para acender uma vela para seu Caboclo, mesmo que não saiba o nome da entidade, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro lado o copo de vinho tinto doce cheio.
As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
“Acender vela vermelha ou azul pra Ogum? Xangô é Marrom!”...As cores dos Orixás na Umbanda.
Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda) Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)
Cores: Azul-claro no Candomblé que atrai amizade e o verde, na Umbanda que representa as matas. Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria).
Oxossi Ibualama: Como os demais Oxóssi, é caçador, rei de Queto e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote. Um Oxóssi azul, Otim, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.
São introvertidos e discretos Têm grande senso de observação, ouvem antes de falar. São distraídos, instáveis e muito criativos. Por seu modo introvertido, eles não costumam externar as suas emoções. Têm aparência sempre calma, mantendo a mesma feição seja quando alegre ou aborrecido.