Do latim gallaecus (la) "habitante da Gallaecia" e este do etnônimo grego καλλαικoι kallaikoi, plural de kalláikos.
Galego ou galega é a pessoa originária dum País milenar que está localizado na Península mal chamada Ibérica (2), no seu canto noroeste. Pertence politicamente à Espanha mas dir-se-ia que é o retalho que lhe falta a Portugal para chegar ao Mar Cantábrico, ou na sua zona mais ocidental, também chamado Mar Céltico.
Origem. A língua desenvolveu-se no noroeste da Península Ibérica, na chamada Galécia, com o desenvolvimento do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Crê-se que pelo século VIII, seria já um idioma distinto.
Os galegos são um grupo de habitantes da região espanhola da Galicia, antigamente reino no noroeste da Península Ibérica.
A língua galega ou galego (pronúncia galega: [ɡaˈleɣo̝]) é a língua ibero-românica ocidental de caráter oficial na Comunidade Autónoma da Galiza, falada também nas Astúrias, Castela e Leão e pela diáspora galega, localizada principalmente na Argentina, Brasil, Cuba ou Uruguai.
Euskara (ou euskera, também conhecido como basco), falado nas comunidades autônomas de Navarra, no norte da Espanha, no País Basco e no sudoeste da França, é um mistério: não tem uma origem conhecida ou relação com qualquer outra língua, uma anomalia que chocou especialistas linguísticos por anos.
Originalmente respondida: Porquê a Galiza não faz parte do Portugal? Porque Portugal era um condado do Reino de Leão, do qual fazia parte a atual Galiza. Até então falava-se a mesma língua, o galaico-português. ... Porque Portugal era um condado do Reino de Leão, do qual fazia parte a atual Galiza.
ga·le·go |ê|
"A Bandeira Galega só tem duas cores: branco e azul.
Aquela pessoa meio sem sal.
Pessoa que nasceu na região da Galícia.
A Galiza é uma Comunidade Autónoma espanhola, considerada pelo Estatuto Galego e pela Constituição Espanhola como nacionalidade histórica. Situada no noroeste da Península Ibérica, ocupa uma parte do território histórico da antiga Galécia e do Reino da Galiza (409–1833).
Pergunto isso porque no nordeste do Brasil, "galego" é um nome usado popularmente para se referir a alguém de cabelos louros e que é geralmente (mas não necessariamente) pobre ou com pouca instrução.
Santiago de Compostela
Espanha
As cidades mais bonitas da Espanha.
Oeste (Provincia de Pontevedra) - oGuia | Galiza-Espanha.
A Espanha está dividida em 16 Comunidades Autônomas e duas cidades autônomas, Ceuta e Melilla. No mapa abaixo, podemos ver a divisão da comunidades e suas respectivas capitais destacadas em negrito.
As 17 comunidades autónomas são: Andaluzia, Aragão, Ilhas Baleares, Canárias, Cantábria, Castilla-La Mancha, Castela e Leão, Catalunha, Comunidade de Madrid, Comunidade Foral de Navarra, Comunidade Valenciana, Extremadura, Galiza, País Basco, Principado das Astúrias, Região de Múrcia e La Rioja.
Os municípios da Espanha (em castelhano: municipios), 8131 no total, são o nível básico de governo local espanhol.
Top 10 das melhores cidades da Espanha para morar