A Ginástica Acrobática é conhecida desde 2300 a.C. no Egito. Exercícios acrobáticos foram descritos em pinturas em ânforas, jarras e cerâmicas na Grécia Antiga, o que mostra que este é um dos esportes mais primitivos do mundo.
A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para realização dessa modalidade é necessário controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade.
É a mais nova modalidade da FIG e é caracterizada pala execução de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. Engloba muitos movimentos de solo da ginástica artística em suas series, movimentos rítmicos que ligam os exercícios dinâmicos, estáticos e individuais. ...
A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa .
Funções e características Força, agilidade, equilíbrio e estabilidade são características fundamentais exigidas dos ginastas acrobatas pela modalidade. ... Sua função requer muito equilíbrio, leveza, flexibilidade, agilidade e coragem. Intermédio: cumpre função ora de base, ora de volante.
A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).
Quais são as ginásticas competitivas e quais são as não competitivas?
A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada apenas por mulheres, nas categorias individual e em conjuntos.
Esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado. São requeridas nesse aparelho freqüentes trocas de mãos e a principal exigência é a boa coordenação de movimentos. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes.