Sistema de orientação e localização. Plano cartesiano, também conhecido como sistema cartesiano, é um traçado de retas perpendiculares onde perpassa outra, sendo uma na horizontal e outra na vertical, formando quadrantes de 90°. Esse esquema serve para variados cálculos.
O sistema de coordenadas cartesiano é utilizado na matemática para localizar um objeto num espaço de n dimensões. ... As coordenadas cartesianas são representadas pelos pares ordenados (x, y). Esse sistema é utilizado em diversas áreas do conhecimento como: matemática, física, astronomia, geografia.
Resposta. Representar informações no plano cartesiano permite a localização de pontos em um plano. No dia a dia é possível fazer a relação da latitude e longitude a partir do posicionamento de pontos. Estas informações sao utilizadas no sistema de posicionamento conhecido através da utilização do GPS.
A engenharia social faz uso do plano cartesiano como sendo um sistema de referência que utiliza-se de coordenadas para se localizar no espaço estabelecido. Tem-se que esse espaço geralmente é adotado como sendo bidimensional e tridimensional, fazendo que se possível identificar regiões de interesse.
Quadrantes do plano cartesiano Como o nome já diz, são 4 divisões que podem ser observadas na figura a seguir. Na figura, da direita pra esquerda e de cima pra baixo, na ordem temos: 1° quadrante, 2° quadrante, 3° quadrante e 4° quadrante.
O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.
O círculo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 usada para representar números reais relacionados a ângulos. Sendo assim, cada ponto dessa circunferência está relacionado a um número real, que, por sua vez, representa um ângulo. Assim, é possível representar também valores de seno e cosseno.