Separe o brócolis e a couve-flor em pequenas quantidades, normalmente o que você costuma consumir nas refeições. Coloque-os em saquinhos plásticos ou potinhos separados por porções. Agora é só colocar no congelador!
Além de durar mais, congelar brócolis consegue ser útil por resguardar suas características nutricionais e também o sabor. E também, o congelamento do legume pode ser utilizado em diversos tipos de pratos, aumentando ainda mais a versatilidade do alimento.
Armazenamento
No caso da couve-flor, para mantê-la bem branquinha mesmo após cozida, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de “branqueamento” com o choque térmico, assim como faz com o brócolis. Ferva os legumes por três minutos apenas para escaldá-los.
No Vapor: Encha uma panela com água (uns 3 cm), e coloque uma peneira ou escorredor de macarrão por cima, adicione o brócolis congelado, cubra com uma tampa e deixe o vapor descongelar os brócolis para você, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de brócolis que você adicionou, então fique de olho para não ...
Olhe as folhas ao redor da cabeça das couves-flor quando estiver escolhendo-as. Essas folhas devem possuir uma cor verde vibrante. Se estiverem murchas ou escuras, pode significar que o vegetal não está mais fresco e está começando a estragar.
Para limpar as verduras e tirar os bichinhos que ficam, principalmente, no brócolis e na couve-flor, você deve mergulhar as folhas em água misturada com sal, vinagre e limão. Deixe agir por 15 minutos. Depois é só escorrer. Você vai ver que ao despejar a água, a sujeira e os bichinhos vão sair.
Outra recomendação é pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcóolica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão. Isso pode ser feito uma vez a cada 15 dias.
Modo de Usar o Dimypel para acabar com as lagartas que estiverem comendo as suas plantas:
Outra forma ecológica de se livrar delas é cortar as folhas das palmeiras onde estão os ninhos: como essas lagartas têm hábitos noturnos, é fácil encontrar durante o dia os grandes ninhos tecidos com fio de seda. Há ainda inseticidas biológicos, que agem após serem pulverizados sobre elas.
Lagartas: Tanto as lagartas quanto taturanas comem folhas e brotos das plantas, debilitando-as. O melhor é retirá-las uma a uma, usando uma luva. Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana.