A métrica do OSPF é chamada de custo. Da RFC 2328: “Um custo está associado com o lado de saída de cada interface do roteador. Este custo é configurável pelo administrador do sistema. Quanto menor o custo, mais provável será o uso da interface para encaminhar o tráfego de dados.”
Uma única conexão ao ISP (Internet Service Provider), com um único caminho de saída, é comumente chamada de rede stub, e para que uma rede stub possua a capacidade de tolerar falhas na sua conexão lógica/física ao seu provedor (ou provedores), é necessário redundância de enlaces físicos.
Hub-and-spoke (Star): conexão de apenas um PVC de cada unidade remota até uma unidade central conforme figura abaixo. Esta topologia também é chamada de estrela (star). ... Esta topologia é um tipo de malha parcial.
Os roteadores utilizados para trocar informações dentro de Sistemas Autônomos são chamados roteadores internos (interior routers) e podem utilizar uma variedade de protocolos de roteamento interno (Interior Gateway Protocols – IGPs). Dentre eles estão: RIP, IGRP, EIGRP, OSPF e Integrated IS-IS.