Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
Os dois tipos de raciocínio que dispomos na lógica são: Dedução e Indução.
Para estudar raciocínio lógico, o indicado é que você tenha um caderno separado apenas para ele, pois assim poderá registrar a evolução de seus cálculos e técnicas. Procure anotar todo o caminho do problema até a resolução. Isso ajuda muito na hora de revisar e de entender questões novas.
Quando você estuda raciocínio lógico, na verdade está estudando a possibilidade de um pensamento ou um discurso ser correto ou incorreto. Para facilitar essa análise, existe um método famoso (cobrado em concursos), que substitui expressões verbais por símbolos. É como se você estivesse fazendo contas com a linguagem.
Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.