Comece sempre com uma marcha leve quando parado, vá subindo a marcha enquanto sua velocidade vai aumentando e descendo quando a velocidade for diminuindo ou quando você enxergar que terá que parar mais na frente - caso contrário, você terá que começar com uma marcha pesada quando estiver parado.
Como deixar a bicicleta mais leve para pedalar
Defina um ritmo Procure manter um ritmo constante, pedalando na mesma cadência. Cerca de 80 a 90 rotações por minuto (rpm) é um ritmo normal para subidas. Em outras palavras, utilize uma marcha mais leve e deixe suas pernas girarem com fluidez.
Pedalar rápido ou com esforço numa subida significa transpirar, mesmo no frio. Se você estiver usando roupas casuais ou não quiser chegar transpirando, coloque na menor marcha e suba pedalando leve. Ou então desmonte e empurre: você não será “menos ciclista” se fizer isso!
Uma hora antes do treino ou pedalada, procure ingerir carboidratos simples e alimentos ricos em creatina para evitar baixas na quantidade de energia durante a pedalada. Capriche na hidratação durante o dia e não negligencie essa prática durante o treinamento.
Como pedalar em pé:
#2 – 10 segundos para melhorar a eficiência da pedalada
Três suplementos que podem melhorar sua performance nas pedaladas
O treino funcional é ótimo aliado na hora de aumentar a resistência e ajudar a ter melhores condições para fazer provas e treinos explosivos com a bike. Alguns dos exercícios chamados funcionais incluem agachamentos, flexões, prancha para fortalecimento do abdômen e antebraços, e outros.
Se esforçar bastante durante períodos de três a 8 minutos, antes de relaxar um pouco, andar de forma tranquila por dois ou três minutos e depois repetir o processo. Com isso você vai se impressionar com seu ganho físico e sentir seu ciclismo rejuvenescido.
Ótimas opções para consumir antes de subir na bike são a Creatina, que auxilia no aumento da energia durante o treino, e o BCAA, o qual diminui o cansaço e aumenta a performance, além de auxiliar na manutenção da massa muscular.
A recomendação dos especialistas é tomar o suplemento 30 minutos antes dos exercícios e/ou ao final do treinamento.
Um dos suplementos mais famosos e utilizados ao redor do mundo, o Whey Protein ajuda muito na recuperação dos músculos depois de longas pedaladas. Por isso, ele pode ser muito útil para quem planeja começar a pedalar por longos trajetos e não quer sofrer tanto com a adaptação.
A forma mais comum de ingestão é com o pó tomado junto com água ou um suco de frutas, pois a glicose ajuda na absorção da Creatina. Realmente, nunca vi uma forma diferente de tomar esse aminoácido, por tanto a creatina para ciclistas é tomada da mesma maneira que em outros esportes.
A creatina permite que os ciclistas armazenem 20% mais energia nos músculos, aumentando a quantidade de fosfato de creatina fazendo com que o ciclista seja capaz de responder a demandas intensas. Segundo estudos, ficou comprovado que o tempo de resistência aumenta entre 5 a 15 segundos ou mais.
A creatina auxilia no ganho de massa magra, recuperação após o treino, aumento de força e hidratação das células. A suplementação com creatina faz com que as células musculares trabalhem com mais energia, aumentando a resistência e atrasando a fadiga muscular.