Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens).
As guerras napoleônicas lutaram e acabaram com o feudalismo, levando ao estabelecimento do estado moderno e ao avanço do capitalismo como um sistema de produção. Isso permitiu o momento da Revolução Industrial na Europa – especialmente na Inglaterra. ... A Inglaterra se tornou a primeira potência industrial da Europa.
A Era Napoleônica teve a principal razão de espalhar as teorias revolucionárias (Revolução Francesa), por toda Europa e indiretamente a América.
Sua importância está no fato de que Napoleão pretendeu expandir para toda a Europa as instituições burguesas criadas durante a Revolução Francesa, principalmente através da ação militar, o que gerou inúmeras batalhas. ... Napoleão foi um dos maiores estrategistas militares da História.
Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental.
9 de novembro de 1799 – 28 de junho de 1815
Para fins de estudo podemos dividir a Era Napoleônica nas seguintes fases:
O Golpe do 18 Brumário iniciou o governo napoleônico na França. Após a Revolução Francesa, o calendário gregoriano foi substituído pelo governo francês. ... Porém, seu líder (Napoleão) havia angariado diversos seguidores e apoiadores, pelo seu carisma e capacidade de governo.
O Bloqueio Continental teve lugar durante a Terceira Coligação das Guerras Napoleônicas, em 1806, e foi uma imposição de Napoleão Bonaparte para os países europeus, que consistia em cortar laços comerciais com a Inglaterra, com o objetivo de destruir sua hegemonia econômica.
Com 11 artigos, o AI-1 dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar leis legislativos, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que tivesse atentado contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da ...
Napoleão designou a campanha de Segunda Guerra Polaca (em referência à "Guerra da Primeira Guerra Polaca"); o governo russo proclamou uma Guerra Patriótica. ... A batalha resultou na maior e mais sangrenta acção em um único dia, durante as Guerras Napoleónicas.