O Aquífero Alter do Chão está situado na região Norte do Brasil e é uma das maiores reservas de água do mundo. ... Já o Alter do Chão possui 86 mil km³ de água e pouco mais de 400 mil km² de área, o que daria para abastecer toda a população mundial durante cerca de 250 anos.
O aquífero está distribuído por uma extensa área da região Norte do Brasil, distribuído nas bacias sedimentares do Amazonas e Solimões. Esse sistema aquífero possui um papel importante no fornecimento de água de boa qualidade, com grandes potenciais de uso.
a diferença é que o Aquífero Guarani está localizado numa região mais cristalina, uma área mais rochosa. Já o Alter do Chão é todo sedimentar, ou seja, é uma área muito grande.
437,5 mil km²
Informações já divulgadas estimam em cerca de 480 mil km2 a área do aquífero, e em mais de 500 metros, a espessura dos litotipos integrantes das rochas sedimentares, com capacidade de armazenamento de água, na estratigrafia descrita do pacote de sedimentos.
Brasil, berço dos maiores aquíferos do mundo: saiba quais são eles. O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
Maiores aquíferos
O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.
Aquífero Guarani
Aqüífero Guarani
Esse tesouro natural armazena cinco vezes mais água que o segundo maior reservatório do mundo, a Grande Bacia Artesiana da Austrália.
Quais são as atividades que mais consomem água no mundo?
agropecuária
No Brasil, a agropecuária é responsável por 72% de toda a água consumida no país. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A atividade industrial vem em segundo lugar e possui também grandes níveis de consumo.
Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas.
A utilização da água como fonte de energia é muito antiga. Os moinhos que trituravam grãos, por exemplo, eram movidos pela força da água. Atualmente, a energia potencial da água é aproveitada para a geração de energia elétrica. A energia elétrica é um importante recurso energético das sociedades industrializadas.
A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos.
Você já percebeu que conseguimos carregar mais facilmente uma pessoa dentro d'água do que fora dela, no ar? Até parece que a pessoa fica mais leve quando imersa na água.
A água é o principal meio de vida de animais, vegetais e humanos, pois sem ela seria impossível a vida na Terra. ... A água está presente no uso doméstico e é a principal base para a produção de bens de consumo, uma vez que está presente tanto no setor industrial quanto na produção de alimentos (agricultura).
Força da Água e Usinas Hidrelétricas Essa consiste em mecânica do tipo elementar que gera eletricidade para abastecer grandes sociedades. Grande parte das usinas elétricas trabalha com a presença de “barreiras” que possuem o objetivo principal de reter a água e por consequência gerar espécie de reserva.
Para transformar a força das águas em energia elétrica, a água represada passa por dutos forçados, gira a turbina que, por estar interligada ao eixo do gerador, faz com que este entre em movimento, gerando a eletricidade.