As Borboletas não dormem, elas apenas precisam repousar para recuperar a energia gasta na procura por alimento e no passeio para a reprodução. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.
As principais características da ordem são as asas cobertas de escamas e o aparelho bucal sugador modificado em espirotromba ou probóscide, que é um tubo enrolado em espiral que funciona semelhante ao brinquedo língua-de-sogra .
Popularmente conhecidas como mariposas e borboletas, são insetos holometábolos (com metamorfose completa), de asas membranosas, corpo e apêndices cobertos por escamas. Os adultos são sugadores, podendo se alimentar de néctar, pólen, líquidos de frutos fermentados, excretas, resinas vegetais.
A ordem Lepidoptera compreende duas subordens: Rhopalocera, que apresenta exemplares adultos que voam durante o dia e são denominados borboletas, e Heterócera, que tem atividade noturna e cujos exemplares são chamados de mariposas. No Brasil existem aproximadamente 50.
As borboletas, panapanás ou panapanãs, são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas super famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal "Rhopalocera". Como outros insectos de holometabolismo, o seu ciclo de vida consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago (Adulto).