A vantagem evolutiva que a metamorfose confere aos animais que a sofrem relaciona-se à capacidade destes para viver, ao longo de várias fases, em distintos meios ecológicos, o que em princípio pode garantir à espécie maiores possibilidades de sobrevivência ante eventuais mudanças no ambiente ou no clima.
Metamorfose é uma palavra grega que significa mudança (meta) da forma (morpho). Está relacionada com as mudanças na forma do corpo de alguns animais do grupo dos artrópodes, especialmente insetos e dos anfíbios, além de outros animais invertebrados e vertebrados.
É o processo metamórfico onde o indivíduo sofre alteração total na sua anatomia desde a fase juvenil até a fase adulta, onde o indivíduo sai do ovo no formato larval e sua primeira forma em nada se parece com a última. Indivíduos que passam por essa transformação são chamados de holometábolos.
As borboletas são animais que, juntamente às mariposas, formam a Ordem Lepidoptera. São seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. ... As borboletas ficam atentas para a textura da folha para garantir que ela não irá se quebrar após a postura dos ovos.
Os gafanhotos apresentam desenvolvimento hemimetábolo, com três fases: ovo, ninfa e imago. Dos ovos eclodem as ninfas, semelhantes aos adultos, mas sem asas ou órgãos reprodutores. Dias depois, elas sofrem a primeira muda, quando a cutícula que as reveste amolece e é trocada.
O gafanhoto é considerado uma das piores pragas da agricultura brasileira. Pois pode chegar a causar danos em áreas muito grande, as áreas de plantio é um de seus habitat favoritos.