Gradeamento Essa primeira filtragem ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto.
Significado de Gradeamento substantivo masculino Ação ou efeito de gradear. Grade(s) utilizada para vedar jardins ou usada para separar parques, pátios, janelas etc; gradaria. Etimologia (origem da palavra gradeamento). Gradear + mento.
Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico. Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.
O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água).
Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas
O tratamento preliminar tem como objetivo remover do efluente todos os poluentes mais grosseiros, como areia, pedras e materiais indesejáveis de maiores dimensões.
Assim, podemos então separar tratamento de esgoto doméstico em 4 níveis básicos: o nível preliminar, tratamento primário e tratamento secundário que tem quase a mesma função, e tratamento terciário ou pós-tratamento.
O tratamento preliminar objetiva a remoção de sólidos grosseiros e de partículas de areia, uma vez que estes sólidos podem ocasionar problemas nos equipamentos e tubulações instalados a jusante, tais como entupimento e abrasão em rotores e bombas.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação.
Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação Essa é uma das principais etapas de tratamento da água, pois garante a eliminação de vírus e bactérias. Primeiro, corrige-se o pH da água. Depois, adiciona-se cloro ou ozônio para a eliminação dos microrganismos.
Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. ... Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.
A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
Os processos envolvidos em cada tratamento são os físicos, químicos e biológicos. Os processos físicos são aqueles que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadores de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.
O Processo Químico
Inicialmente, o tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da sólida. Nessa primeira etapa ocorre a remoção de materiais grosseiros, como objetos sólidos (papéis, plástico e outros), areia e gordura. O sistema é composto geralmente por peneiras e grades, responsáveis pela retenção desses materiais.
A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar.
O principal exemplo da floculação é na etapa de tratamento da água em que, após adicionar os coagulantes por meio químico e físicos são agregadas pequenas partículas formando flóculos.
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.
É um composto inorgânico completamente solúvel em água; e em função da sua estrutura polimérica tem uma propriedade eficiente de floculação numa grande faixa de PH, inclusive a baixas temperaturas. Por isso remove toda impureza inorgânica existente no processo.
Agente Suspensor Agente que aumenta a viscosidade, usado para reduzir a velocidade de sedimentação das partículas(do fármaco) dispersas em um veículo no qual nao sao solúveis. As suspensões resultantes podem ser formuladas para uso oral, parenteral, oftálmico, tópico ou por outras vias.
Na classe dos agentes molhantes foi escolhido o lauril sulfato de sódio, que é um tensoativo solúvel em água, usado para aumentar a dissolução e biodisponibilidade dos fármacos além de favorecer a permeabilidade cutânea. Também o docusato sódico que além de molhante também agiria como Page 13 13 desintegrante.
No Brasil, o coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), que é obtido por meio da reação química entre o óxido de alumínio (Al2O3) e o ácido sulfúrico (H2SO4).
A função principal do floculante no tratamento de efluentes é aglomerar os coágulos formados pela ação do coagulante em partículas maiores, chamadas de flocos.
Os polieletrólitos são polímeros originários de proteínas e polissacarídeos e podem ser divididos em catiônico, aniônico, não iônico, de acordo com a carga da cadeia polimérica.
Existem vários tipos de coagulantes de origem química e vegetal. Os principais coagulantes químicos utilizados são: sulfato de alumínio, cloreto férrico, hidroxicloreto de alumínio e sulfato férrico [10].