As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.
Resposta. Resposta: presença de vasos condutores e uma menor dependência de água.
As pteridófitas são divididas em quatro grupos: – Psilofitinea (Psilopsida): plantas do gênero Psilotum. – Equisetinea (Sphenopsida): plantas do gênero Equisetum (cavalinhas). – Licopodinea (Licopsida): plantas do gênero Lycopodium e Selaginella.
Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). ... Esta característica se mantém em todas as demais plantas vasculares. O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo.
--> A principal novidade que as briófitas trazem em relação a evolução dos vegetais é o fato de possuírem gametângios e esporângios protegidos por células estéreis, diferentemente do que ocorre nas algas verdes que são os vegetais mais primitivos dentre todos.
As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos. Os esporófitos das briófitas permanecem ligados ao gametófito e são nutricionalmente dependentes deles.
As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. ... O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
A seiva é conduzida pela planta de duas formas, as quais dependem da presença ou ausência de tecido vascular: Plantas avasculares: a estrutura dos órgãos das briófitas são delgados e, dessa maneira, sua seiva consegue ser transportada, célula a célula, por meio da difusão.
Resposta: O transporte de água e sais minerais ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
Resposta. Resposta: Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. ... Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal.