Importância da medula espinhal A medula espinhal é uma porção extremamente importante do sistema nervoso central, estando relacionada com a transmissão de informações de várias partes do corpo para o encéfalo e do encéfalo em direção ao corpo.
O canal medular (também conhecido como canal vertebral ou canal espinhal) é o espaço dentro das vértebras é onde passa a medula espinhal. Ele é um prolongamento da cavidade corporal humana dorsal e está encerrado dentro do forame vertebral.
A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo. Elas são divididas em terminações nervosas sensitivas e terminações nervosas motoras, com diferentes localizações e fisiologia.
A principal diferença entre o sistema nervoso somático e o autônomo é que o primeiro é responsável por movimentos voluntários e o segundo, como o próprio nome já diz, é responsável por movimentos involuntários.