Como exposto por Mattar (2010), os códigos deontológicos são tratados que definem parâmetros éticos que regem princípios de deveres de observância obrigatória no exercício de profissões.
Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia. Esse código suprime qualquer dúvida relacionada à natureza ética.
2. IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA. O Código de Ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.
Quem quer agir sem ética, poderá ser mais livre para fazer tudo o que quiser, pisando sobre os direitos alheios e sobre o bom senso, mas por isso, poderá sofrer as consequências do cidadão que desrespeita o código de ética.
Define-se no código de ética o que é permitido ou proibido ao administrador de empresas, dispondo sobre o comportamento de seus membros, a fim de delimitar a atividade humana. Com isso, é possível prever, via recomendação, como deverá ser o comportamento de obediência à norma ou sua violação.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu ...
O atual Código de Ética dos Profissionais de Administração foi publicado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) no dia 22 de março de 2018. A norma, instituída pela Resolução Normativa CFA nº 537, atualizou os deveres de conduta dos profissionais de Administração.
Independentemente de ter ou não um Código específico, todas as profissões exigem o cumprimento de valores morais e princípios éticos considerados universais como a honestidade, a competência e a responsabilidade.
Os principiam deveres, portanto, do administrador são: o dever de diligência (agir com zelo), não agir com “desvio de poder” (atos que prejudiquem a saúde financeira da empresa; atos fora dos limites permitidos na lei e no ato que o nomeou), dever de lealdade (guarda sigilos das informações que em acesso, não utilizar ...
·Seja educado e cortês com todos os funcionários da empresa. ·Não utilize recursos da empresa para benefício próprio. ·Seja discreto no exercício de sua profissão. ·Siga as normas administrativas.
O primeiro Código de Ética dos Administradores foi aprovado em 27 de Novembro de 1969 através da Resolução 43/69. ... Portanto, tinha o objetivo de regular a conduta moral e profissional e indicar normas para a atividade profissional e para as relações dos administradores entre si e com a sociedade.
Tendo em vista a necessidade de atualização do Código de Ética dos Administradores, já que o que esteve em vigor criado em 1969, o Conselho Federal de Administração, através da resolução normativa número 04, aprovada em 7 de maio de 1979, criou este Código de Ética Profissional.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.
O Quadro 1 exibe os Princípios Fundamentais dos quatro Códigos de Ética. Percebe-se que os Códigos de 1975 e 1979 são semelhantes e que grande mudança houve em 1987. O Código de 2005 guarda muita semelhança com o de 1987, porém, ampliando a questão da atuação em contextos sociais diversos.
A ética profissional também surgiu no século XXI. Este tipo de ética envolve o respeito, parceria, amizade, entre outros, para um bom relacionamento no convívio social. É a ética que molda o caráter e valores pessoais, além de ensinar regras e dar referências.
89), a ética profissional consiste em um conjunto de normas de conduta que devem ser sugeridas e executadas durante Page 13 12 o exercício profissional.
A ética profissional é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa. ... A importância da ética profissional, não é à toa. É por meio da ética e moral no ambiente de trabalho, e da boa conduta do profissional, que a empresa é enriquecida.
Três Princípios Fundamentais da Ética em Pesquisa