Clima e iluminação Para evitar que a palmeira-ráfia fique com as folhas queimadas, basta borrifar água limpa na planta uma vez por semana e manter o substrato levemente umedecido. O local onde a planta vai ficar precisa ser bem iluminado, caso contrário, as pontas das folhas podem sofrer com o escurecimento.
Se sua bromélia ficou com as pontas secas, reveja o seu ambiente, melhorando a umidade, ou alterando a ventilação para mais ou para menos. As folhas que ficarem velhas e caídas podem ser podadas próximo a base.
Os brotos ou rebentos devem ser removidos da planta-mãe quando atingirem cerca de um terço do seu tamanho. Sua remoção deve ser feita com tesoura de poda, faca ou fomão. "Para as bromélias que possuem rizoma ou estolão, o corte deve-se dar cerca de 5 cm antes do broto.
Modo de Cultivo: Local de cultivo à meia sombra com substrato permeável e rico em material orgânico. O substrato de cultivo deve ser bem permeável, como uma mistura de musgo, fibra de coco e composto orgânico de folhas, adicionando areia para evitar compactação.
O ideal é usar o substrato específico para bromélias, o qual encontramos facilmente nos comércios para jardinagem. O pH de cultivo fica em torno de 5,8 a 6,3, mas estudos feitos com a bromélia Alcantarea mostraram que , no caso específico da espécie, seu melhor desenvolvimento é com substrato com pH 7,1.
Você pode fazer mudas rapidamente cortando alguns galhos e deixando num recipiente com dois ou três dedos de água em um local iluminado (mas sem sol direto). Uma janela é o ideal. Troque a água de dois em dois dias. Em pouco mais de uma semana já terá raízes.
Como enraizar as plantas na água
Como fazer muda de cróton por estaquia. Acima de tudo caule deve ser maduro e saudável. E deve ter pelo menos três conjuntos de folhas no topo. O corte deve também ser abaixo de uma articulação da folha. Remova todas as folhas na parte inferior e corte todas as folhas superiores, deixando só a metade ou menos.
As rosas são flores lindas e fáceis de replantar! Você pode transplantar uma roseira para um novo lugar sem problemas — basta tirá-la com cuidado da terra e passá-la para outro canteiro sem ervas daninhas. Para propagar roseiras, use o método de estaquia. Corte um pedaço da planta-mãe e espere a raiz se desenvolver.
Corte um ramo mais baixo da roseira e, com cuidado, raspe a parte externa dele. Se a camada de baixo estiver verde, a roseira ainda está viva e é possível recuperá-la. Se estiver marrom, é porque a planta infelizmente já está morta e não há nada a fazer.