EQST

Qual A Importncia Da Instrumentalidade No Exerccio Profissional Do Assistente Social?

Qual a importância da instrumentalidade no exercício profissional do assistente social?

Por meio da instrumentalidade, os profissionais objetivam a sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando as condições objetivas e subjetivas. Dessa forma, a instrumentalidade é condição necessária do processo de trabalho do Assistente Social. Compreendemos que o trabalho é a protoforma do ser social.

O que é o Serviço Social de caso?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

Por que o serviço social de caso tem um contorno Psicologizante?

O Serviço Social de caso tem um contorno psicologizante, uma vez que é necessário que o assistente social aprenda a lidar com vários tipos de pessoas. Nesse sentido, o servidor social também é responsável pela transmissão de conteúdos e mensagens de forma que a pessoa a ser atendida não se sinta desconfortável.

Quais as tendências mais relevantes do serviço social na década de 80?

Para Yasbek (2009), as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 1980 do ponto de vista da produção de conhecimento e do exercício profissional, se referem ao Movimento de Reconceituação e à pós-graduação.

Quando tem início a ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil?

A gênese do projeto de intenção de ruptura (Netto, 1991) teve sua emersão em 1966 com o movimento de reconceituação na América Latina, considerada a primeira aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, que estabeleceu uma crítica ao Serviço Social tradicional e propôs um novo projeto de formação profissional ...

Qual foi a influência do tomismo no serviço social?

A presença do neotomismo no Serviço Social marca profundamente a profissão desde a fundação da primeira escola de Serviço Social no Brasil. ... Toda a visão de homem e de sociedade adotada na profissão se dará a partir da visão católica, tendo como sustentação filosófica o neotomismo.

O que significa a palavra Neotomismo?

É a tentativa de fazer renascer o tomismo, o sistema filosófico de São Tomás de Aquino, no seio da modernidade. O neotomismo pretende manter, no fundamental, todas as características atribuídas à filosofia tomista, que considera representar o ponto mais elevado da escolástica medieval.

Como surgiu a profissão de Serviço Social?

A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. ... Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.

Para que serve a Filosofia no serviço social?

Sua missão principal é tornar viável, possível, a busca da felicidade assim como o profissional de Serviço Social busca o bem estar dos indivíduos de uma sociedade. A Filosofia quebra conceitos existentes mostrando ao homem, que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive.