A beterraba já é conhecida como uma aliada dos treinos. Mas os benefícios desse vegetal não param por aí. Rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro, a planta roxa também atua na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos.
Exemplos: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.
FRUTAS B, contendo de 15 a 20% de carboidratos: ameixa, figo, mamão, manga, macã, pera, banana, uva ... TAMARINDO: 53% de CARBOIDRATOS.
As hortaliças podem ser classificadas de acordo com a parte consumida (folhosas, frutos, raízes ou tubérculos) ou com a semelhança do ponto de vista botânico (flores, folhas e frutos), sendo agrupadas em famílias.
Conhecidas popularmente como verduras e legumes, as hortaliças são alimentos saborosos e nutritivos que podem ser preparados de várias formas. Ricas em vitaminas, minerais e fibras, justamente por essas qualidades as hortaliças são alimentos indispensáveis para uma dieta saudável.
As hortaliças têm as seguintes características: Consistência macia, não lenhosa. Ciclo curto, até 120 dias. Exigência de tratos culturais intensivos.