Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. ... Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.
“Recordar o ontem, viver o hoje e acreditar no amanhã.” Porque recordar também viver. Aliás, reviver!
Recordar é viver. To remember is to live. Recordar é viver: exercícios para a memória!
10 frases para deixar o passado no passado
Assim, podemos dizer que as pessoas sentem necessidade de relembrar seu passado porque constroem sua história a partir de símbolos e memórias que chegam até elas, as vezes por experiência própria, mas em sua grande maioria, por experiência alheia, marcada e contada pela tradição, tanto da oralidade, quanto da escrita, ...
A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.
Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.
Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. ... É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.
Palavras sinônimas - duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: ... Palavras homônimas - duas ou mais palavras apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes.
A antítese consiste na utilização de termos, palavras ou orações que se opõem quanto ao sentido. Veja alguns exemplos: O amor e o ódio caminham lado a lado. A verdade e a mentira fazem parte do dia a dia.
- Pleonasmo: redundância desnecessária de informação. Ex: Está na hora de entrar pra dentro.
Qual a diferença entre redundância e pleonasmo? A redundância nada mais é do que fazer uma repetição desnecessária, dizendo a mesma coisa duas vezes. ... O pleonasmo é uma repetição enfática, feita de propósito pelo autor.