Mede-se a grandeza de uma sociedade, não pelos bens matérias que a mesma possui, mas pelo valor cultural e social de seu povo. ...
A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem e domínio do código alfabético. É o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita.
A escrita consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.
O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere.
Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.
A função do conhecimento na atualidade é além de gerar ensino, formar o aluno enquanto cidadão que pertence a sociedade. Essa atitude faz com que a escola atual além de geradora, seja transmissora de valores. Cabendo aos profissionais da educação disponibilizar as ferramentas educacionais e ensinar os alunos a usarem.
O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor. ... Neste sentido o conhecimento embasa nossa visão de mundo ou nossa cosmovisão.
O conhecimento de mundo possibilita que a criança viaje nas mais diferentes histórias e descobertas, dance os mais diversos ritmos e amplie o horizonte para um mundo de belezas e cores.
A filosofia torna-se importante na formação do homem, pois ela traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, a busca da verdade e o almejo a um comportamento muito evoluído. Ela também questiona, conscientiza e estimula o homem a pensar a respeito do seu modo de vida.
Significado de Filósofo Pessoa que analisa os fundamentos aplicados à realidade na qual está inserida. Aquele que desenvolve uma reflexão acerca dos saberes científicos que compõem a realidade humana. Indivíduo que busca entender a natureza, a condição das pessoais, o pensamento para os explicar de maneira teórica.