– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
A elevação de sua secreção, na presença de endotoxinas, é mediada pelas citocininas sintetizadas perifericamente ou no hipotálamo, que estimula a secreção do hormônio liberador de corticotrofina (CRH). A inibição da secreção de ACTH depende de retroalimentação dos esteróides da adrenal sobre o hipotálamo.
O que é cortisol À medida que o corpo percebe o estresse, as glândulas produzem o hormônio e o liberam na corrente sanguínea. Este comportamento é uma resposta natural do organismo a situações de grande tensão. Níveis normais são liberados logo que acordamos pela manhã ou durante a prática de atividades físicas.
O cortisol é secretado pela glândula adrenal ou suprarrenal, que está localizado acima dos rins, para que ocorra essa secreção é necessário estímulos que iniciam no hipotálamo, transmitindo sinal para a Hipófise, gerando a secreção na glândula Adrenal, formando assim o eixo HHA, Hipotálamo-Hipófise-Adrenal.
Os estados de ansiedade provocam estímulos na região do Sistema Nervoso Central que causam aumento significativo dos níveis de cortisol, o que consequentemente é capaz de influenciar em atividades simples, tornando o medo do possível agente agressor um fator relevante no cotidiano diária do individuo (GARCIA, 2008).
5 alimentos que baixam a testosterona