Dissacarídeos são formados por dois monossacarídeos e podem ser classificados como redutores ou não redutores, os não redutores, como a sacarose, tem ligações glicosídicas entre seus carbonos anoméricos e portanto não podem se converter para sua forma aberta com o grupo aldeído; ficando presos na sua forma cíclica.
As letras possíveis são A, C, G e T, representando os quatro nucleotídeos (subunidades) de uma cadeia de DNA – as bases adenina, citosina, guanina, timina, covalentemente ligadas a uma "coluna vertebral" de fósforo.
O DNA do tipo A tem a forma mais curta e mais grossa, e para completar uma volta na hélice são necessários 11 pares de bases; enquanto no DNA do tipo B são necessários 10 pares de bases para completar uma volta na hélice, além disso, a dupla hélice é mais longa e mais fina.
O genoma humano apresenta 3 bilhões de pares de bases que representam 100.
Os genes são segmentos de DNA, nos quais a sequência das quatro bases nitrogenadas (A, C, G e T) compõe o código genético. Retorcida e compactada, a longa molécula de DNA constitui uma estrutura intranuclear, o cromossomo. Nos seres humanos, as células contêm 46 cromossomos, formando 23 pares.
O tamanho médio de um gene humano é de 27 mil nucleotídeos Principalmente, por causa dos íntrons, sequências que intercalam dentro de um gene e não estão presentes no RNA codificador da proteína (mRNA), mas são importantes para formação desse RNA.
Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa. Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.
O corpo humano possui 46 cromossomos (23 pares de cromossomos), dos quais 23 são recebidos da mãe e 23 do pai. Assim, dos 46 cromossomos recebidos, 44 são autossomos (encontrados em todas as células somáticas) e 2 deles são os cromossomos sexuais, sendo o "X" feminino e o "Y" masculino.
Cromossomos humanos Uma pessoa possui 46 cromossomos no total: 23 de origem paterna e 23 de origem materna. Lado a lado, esses cromossomos formam 22 pares, ou seja, 44 cromossomos homólogos.