“A hemaglutinina é a proteína responsável pela adesão do vírus e pelo seu primeiro contato com a célula, enquanto a neuraminidase faz com que o vírus penetre e se replique na célula”, disse.
Hemaglutinina (HA) é uma glicoproteína, que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira. Está presente no vírus Influenza e suas variações podem gerar novas infecções ocasionando epidemias graves ou simples gripes.
A neuraminidase mais comumente conhecida é a neuraminidase viral, um alvo de drogas para a prevenção da infecção por influenza. As neuraminidases virais são freqüentemente usadas como determinantes antigênicos encontrados na superfície do vírus Influenza.
Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.
Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
O homem, como assinalado, pode também ser envolvido neste ciclo da infecção, tendo sido reportadas epidemias pelos subtipos HA1, HA2 e HA3 e NA1 e NA2 e mais raramente infecções por outros subtipos, como H5, como se discute mais adiante.
A Fundação Oswaldo Cruz lembra que, no Brasil, circulam principalmente as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus da gripe.
Influenza é o nome científico da gripe. Já a Influenza B, ou Gripe B, é a gripe causada pelo vírus influenza do tipo B, ou Cepa B. As gripes (Influenzas) são infecções do sistema respiratório que se iniciam com sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A vacina da gripe é composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenza e inativados, fragmentados e purificados. Geralmente contém elementos da superfície o vírus, como hemaglutinina e neuraminidase. Portanto, trata-se de uma vacina inativada, que não causa a doença.
Ações para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1
não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar; evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas. A vacinação é uma estratégia de prevenção da gripe H1N1.
A evolução natural do H1N1 é febre alta constante até o 3º dia quando começa a abaixar a partir do 3º-4º dia e no 6º dia já termina. Tosse seca e cansaço podem ainda prevalecer por mais algumas semanas sem que isso configure qualquer complicação.
A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.
O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns,. Diferentemente da gripe, que pode se prolongar por mais tempo.
A gripe, assim como qualquer outra virose, é eliminada por meio da atuação das células de defesa do sistema imunológico. Dependendo do estado e da gravidade da doença, é possível que o organismo sozinho consiga eliminar o vírus em alguns dias do corpo.
Durante o processo da gripe, o vírus 'procura' por células para se hospedar e se reproduzir. Esta reprodução acontece quando o mesmo se fixa e penetra na membrana da célula. Por meio do material genético (RNA) há a multiplicação dos vírus nos núcleos das células do hospedeiro.
5 alimentos para curar a gripe mais rápido
Chás para gripe no estilo fácil e caseiro
4 melhores remédios caseiros (chás) para tratar a gripe
Chá de sabugueiro para a gripe Como fazer o chá: Ferva uma xícara de água, depois acrescente uma colher de sopa das folhas de sabugueiro e deixe descansar de 5 a 10 minutos na fervura. Depois é só coar e beber.