Não existe uma distância mínima regulamentada, já que há variáveis como o tipo de veículo e as condições do tempo e tipo de rodovia. Porém, especialistas recomendam a dica que consiste em guardar distância de, ao menos, três segundos do veículo da frente.
A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total.
Assim, para calcular a distância de segurança, é preciso levar de conta o tempo médio de reação, que é de cerca 1 segundo. Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar.
A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.
Existe uma regra simples – regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo da frente: ... A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.
Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.
Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa. Não é à toa que a lei obriga o motorista passar a 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar (art. 201 do Código de Trânsito).
Distância de seguimento Enquanto estiver dirigindo o condutor deve manter uma distância segura entre veículos. Isso é importante para que ele possa parar em uma situação de emergência. Isso, sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. Essa é o que chamamos de distância de seguimento.
Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente | Jornal Nacional | G1. Especialistas dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista. Observe quando o carro da frente passar por uma placa e conte pausadamente dois segundos.
Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar. Caso circule a 60 km/h, você percorrerá 18 metros, uma distância equivalente a pouco mais de quatro carros, e a 120 km/h serão 36 metros antes que consiga frear.
Colisão frente a frente Ingestão de bebida alcoólica, excesso de velocidade, dormir no volante, problemas com o veículo ou distração do condutor são apenas alguns desses fatores. Essas colisões também ocorrem nas ultrapassagens feitas em desacordo com as medidas de segurança.
Um dos principais cuidados para evitar colisões traseiras, se não o maior, é manter uma distância segura do veículo da frente. A distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Esse espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade.
É o tipo de acidente que envolve apenas um veículo. No geral é um acidente violento. ...
É quando o veículo colide com um objeto fixo, como poste de iluminação, canteiro central, árvore, muro, barranco, caçamba, entre outros. Na maioria das vezes a culpa é exclusiva do condutor. As causas mais comuns são: Falta de atenção.
As principais causas de capotamento nas rodovias são: velocidade acima da permitida, desobediência de sinalização, carga mal posicionada e pneus sem a manutenção adequada. O capotamento, além de ser extremamente perigoso para a segurança dos condutores, pode causar danos à carga e ao próprio veículo.
Outros comportamentos, como falta de atenção, velocidade excessiva, ultrapassagem indevida e embriaguez, estão no topo da lista dos maiores causadores de mortes no trânsito.
Confira como o excesso e a falta de luz podem ser condições adversas de trânsito.
Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.
A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. ... O primeiro deles é a espessura da água e o segundo a velocidade do veículo.
Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.
Outras maneiras de proteger seu ambiente do ofuscamento são através da escolha de acabamentos com superfícies não brilhantes, não aumentar a área luminosa de luminárias e evitar pontos brilhantes em tetos e paredes usando cores claras.
Para evitar o ofuscamento por luz alta, vindo de veículos trafegando em sentido contrário, o condutor deverá: diminuir a velocidade, solicitar luz baixa (acendendo e apagando a luz alta), não olhar diretamente para os faróis e se a luz alta persistir, manter luz baixa e orientar-se pela margem direita da via.
O ofuscamento é uma perturbação visual causada pela presença de um brilho indesejado no campo da visão. Quando uma fonte de luz é refletida sobre alguma superfície ou objeto, pode causar um ofuscamento devido ao seu reflexo (ofuscamento reflexivo).
7 segredos de iluminação de ambientes para valorizar um projeto
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.