1. Torrente de água pluvial que se precipita de lugar elevado; enxurro. 2. Barranco.
A formação de ravinas está associada ao processo de erosão hídrica, processo que começa quando as gotas da chuva provocam erosão por salpico, desencadeando alterações da estrutura do solo que, conduzem à formação e concentração do escoamento com capacidade para provocar uma incisão na superfície do solo.
1.
Esse “buraco” recebe o nome de voçoroca, também é conhecido como boçoroca (oriundo do tupi-guarani: ibi-çoroc) e significa terra rasgada. É um dos tipos de erosão causados pelas chuvas, chamado de erosão pluvial.
Sulcos, ravinas e voçorocas - isto é formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas - estão presentes em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e ...
O controle dos voçorocamentos consiste em realizar a sua estabilização ou evitar que cresça, tanto em largura como em profundidade. A primeira medida a ser adotada é o desvio do fluxo de água que está ocasionando a voçoroca, para impos- sibilitar o seu aumento.
A voçoroca pode ser prevenida com o plantio de árvores na beira dos buracos para evitar que o fluxo da água leve, consigo, terra e sedimentos, que são retidos por suas raízes. Devem, também, ser escavadas caixas de retenção ou drenagem da água para interromper o caudal.
Faça uso de Plantas e Árvores – Ao utilizar os diferentes tipos de bambu, é possível conter grande parte do desgaste sofrido pelo solo, pois as árvores atuam como uma forma de proteção, além de absorver o excesso de água, uma série de tipos de plantas e árvores para solucionar esse problema são oferecidos pelo Sítio da ...
A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. A voçoroca torna o solo pobre, seco, quimicamente morto e nada fecundo.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A nascente de um rio, como seu nome indica, é o local em que o rio nasce, onde as águas subterrâneas alcançam a superfície e formam o leito dos rios. O abastecimento de água em um rio se dá pela água vinda das nascentes do próprio rio, pela água da chuva e pelos seus afluentes.
Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
O que é um sistema de drenagem de águas pluviais? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes.
O processo da elaboração de projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos, com canais, valas, fossos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível.
O sistema de drenagem superficial se compõe dos seguintes dispositivos, os quais serão detalhados na sequência: • valeta de proteção de corte; • valeta de proteção de aterro; • sarjeta de corte; • sarjeta e meio-fio de aterro; • sarjeta de canteiro central e de banquetas; • transposição de segmentos de sarjetas; 5.
O sistema de drenagem superficial tem por objetivo a captação ou interceptação e remoção das águas precipitadas, sobre as estradas e áreas adjacentes, que escoam superficialmente.