2A – As linhas de ataque são desenhadas a 3m de distância do eixo da linha central. 3 – A rede tem 6.
3m
Existe uma linha paralela á linha central, mas distanciada a 3 metros para cada metade. Ela é chamada de linha de ataque e serve para separar a área de ataque da de defesa.
Resposta. Bloqueio da defesa, duplo e triplo bloqueio do ataque, duplo e triplo bloqueio simples, duplo e triplo bloqueio duplo, do levantador e triplo.
Linha central: divide a quadra em duas áreas de tamanhos iguais.
Linhas de delimitação: são duas linhas laterais e duas linhas de fundo que delimitam a quadra, estando inseridas na dimensão da quadra de jogo. Linha Central: é o eixo da linha central que divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas 9m x 9m.
Vôlei é um exercício praticado em uma quadra de 9 m de largura por 18 m de comprimento, dividida em duas partes por uma rede, que fica a 2,43 m do chão para os homens e a 2,24 para as mulheres.
A quadra é dividida em duas metades, ficando cortada no comprimento pela linha central. Dessa forma é possível definir qual parte do campo pertence a A ou B e também serve de guia para alinhar a rede. Linha de Ataque Existe uma linha paralela á linha central, mas distanciada a 3 metros para cada metade.
Elas ajudam a marcar certas áreas como já irá ver de seguida. Estas linhas são as que separam a parte interior da exterior da quadra. São elas que avisam os jogadores onde são os limites de jogo. A linha central divide o campo em dois, ficando numa posição central em relação ao comprimento da quadra.
Na regra que vigora nos dias de hoje no voleibol são permitidos apenas três toques na bola até passá-la para o campo adversário, dessa maneira o bloqueio já e considerado como um toque, então após a realização do bloqueio são permitidos apenas dois toques na bola.
O corpo deve estar atrás da linha da bola, sempre direcionado para o local que se pretende enviar a bola. O contato com a bola deve ser feito com o antebraço, jamais com o punho.
Manchete é um golpe executado por um jogador de voleibol, realizado com os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão. O jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador.
O ataque é uma ação realizada próximo à rede e consiste em acertar a bola a fim de marcar um ponto. Geralmente é o terceiro contato de uma equipe com a bola. O ataque realizado pelo levantador recebe o nome de bola de segunda.
O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
O ataque no voleibol pode ser realizado em qualquer parte da quadra e somente a partir dos três toques que a equipe tem por direito. Para que o ataque seja certeiro, é preciso que a bola que é levantada pelo jogador (a) de rede seja um passe perfeito para que a conclusão seja perfeita.