Muito obrigado André por indicar nossas mídias de informação a teus amigos e familiares. Informação sempre é útil e quando ela transforma para melhor o cotidiano das pessoas (no teu caso o cotidiano de treino) torna-se um fator transformador.
O obturador interno é um músculo plano e em forma de leque. Situa-se entre os dois músculos gêmeos, inferiormente ao gêmeo superior e superiormente ao gêmeo inferior.
Agachamento (livre, com bola suíça, terra, afundo, frontal, hack, smith, sissy squat, etc.): um dos exercícios fundamentais que ajuda não somente no fortalecimento do quadríceps, mas também em outras partes do corpo, como glúteos e adutores.
O quadríceps femoral é o músculo mais forte do corpo humano. Ele está localizado no compartimento anterior da coxa, juntamente com o músculo sartório.
O vasto intermédio é completamente cercado pelos outros músculos do quadríceps femoral, situando-se mais profundamente e não podendo ser palpado. O reto femoral cobre sua superfície anterior, enquanto os vastos lateral e medial se encontram lateralmene e medialmente a ele, respectivamente. Profundamente ao músculo vaso intermédio encontramos a bolsa suprapatelar da cavidade articular do joelho.
Você pode sugerir ao seu treinador, por exemplo, que o exercício para coxa seja realizado com repetições de maneiras alternadas em diferentes grupos musculares, como dos isquiotibiais na região posterior da coxa e dos quadríceps (região anterior da coxa).
A musculatura posterior do quadril engloba um grupo de músculos e estende-se desde o osso pélvico até ao fémur. Estes músculos são importantes para a estabilização da pelve durante o stresse mecânico constante que ela sofre. Para além disso, os músculos posteriores do quadril produzem movimentos dentro da articulação do quadril, como abdução, adução, rotação externa e retroversão.
O experimento apresentou resultado positivo com aumento no volume da massa e da força muscular em pelo menos uma coxa de todos os pacientes que realizaram os Exercícios Resistidos. Mesmo não obtendo efeito de hipertrofia no grupo de pacientes de FES, ambas as técnicas contribuíram para a redução do quadro doloroso da articulação lesionada.
O reto femoral, situado logo na frente da coxa, vai do osso do quadril à tíbia, ou osso da canela. Uma forte tira de tecido, chamada tendão do quadríceps, liga o reto femoral, juntamente com os outros músculos do quadríceps, à tíbia. A patela, ou osso do joelho, está situada dentro do tendão do quadríceps.
O tensor da fáscia lata, um músculo de formato fusiforme, é o mais anterior dos músculos da região glútea. Origina-se da espinha ilíaca anterosuperior e do lábio externo da crista ilíaca. Em seguida, desce sobre parte do glúteo médio e do glúteo mínimo e pela face lateral da coxa para se inserir no trato iliotibial. É inervado pelo nervo glúteo superior (L4,S1), assim como o glúteo médio e mínimo.
A parte proximal do músculo reto femoral encontra-se profundamente aos músculos tensor da fáscia lata, sartório e ilíaco. Todo o conteúdo do compartimento anterior da coxa localiza-se profundamente ao músculo reto femoral e isso inclui a cápsua da articulação do quadril, o vasto intermédio, as margens anteriores do vasto lateral, a artéria circunflexa femoral lateral e alguns ramos do nervo femoral.
Como você pode ver, o quadríceps femoral faz parte do grupo de músculos da coxa e a origem de uma de suas porções (músculo reto femoral) é no quadril. Talvez seja uma boa ideia revisar a anatomia do quadril e da coxa para compreender as relações anatômicas do quadríceps femoral.
O gêmeo inferior é um músculo pequeno, estreito e de formato triangular. Encontra-se inferiormente ao obturador interno e superiormente ao músculo quadrado femoral.
O gêmeo superior origina-se da espinha isquiática e se insere no trocanter maior, por meio de um tendão comum com o obturador interno e o gêmeo inferior. É inervado pelo nervo para o músculo obturador interno, assim como o músculo obturador interno.
Abdução de quadril na cadeira abdutora: ao contrário da adução, a cadeira abdutora exercita a parte exterior lateral da coxa, tornando a perna mais torneada e estável durante as atividades.
O quadríceps femoral é um grande músculo com muitos detalhes para aprender! Quer facilitar as coisas? Aprenda tudo sobre os músculos com nossa apostila de exercícios sobre os músculos do corpo humano.
As fibras musculares convergem em direção a um espesso tendão que se insere na base da patela. Ocasionalmente o reto femoral pode ter uma terceira cabeça que se origina do ligamento iliofemoral.
O quadrado femoral, um músculo plano e retangular, é o músculo mais inferior da camada profunda da região glútea, encontrando-se inferiormente ao gêmeo inferior. Origina-se da tuberosidade isquiática e se insere inferolateralmente à crista intertrocantérica do fêmur.
Bom dia Gustavo, O site chama-se Treino em FOCO justamente porque tem relação ao treinamento, condicionamento, seja no TRP (Musculação) Corrida de rua, Esportes em geral. Nossa proposta não é apenas apresentar receitas para as pessoas, queremos ajudá-las a entender melhor as bases (Anatomia, Fisiologia, etc) para que possam compreender os aspectos dos seus treinos, sejam eles em que modalidade for. Além disto, muitos dos nossos seguidores são acadêmicos e profissionais de Educação Física, dos quais muitas vezes passam por uma disciplina de anatomia 72 horas na sua graduação, tendo que entender neste período todos ossos e articulações, todos sistemas (Respiratório, Cardíaco, Vascular, etc), sendo esta série (Treino em FOCO Anatomia) um complemento para melhor compreensão da anatomia muscular.
Os músculos glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata são músculos grandes e superficiais da região glútea. Eles têm várias funções na articulação do quadril, incluindo extensão, rotação externa e interna, abdução e adução da coxa na articulação do quadril.
Além do fato de que muitas pessoas, em especial homens, ignoram o treino de glúteos, sem saber que este grupo muscular é fundamental na estabilização da coluna e boa postura.
Evita dores nas costas: os exercícios para as pernas ajudam na estabilidade da coluna e no equilíbrio corporal.
São chamados músculos biarticulares aqueles que atuam em duas articulações. Os isquios tibiais, o reto femoral e o gastrocnemio são exemplos de músculos biarticulares. Abaixo segue uma representação simplificada dos músculos biarticulares do quadril e joelho.
Destes quatro músculos, o reto femoral é o único biarticular, que realiza a extensão do joelho, flexão do quadril e anteversão da pelve. Os outros 3 realizam apenas a extensão do joelho.
Uma das formas de classificarmos os exercícios é de acordo com o número de articulações envolvidas no movimento. Quando ocorre o movimento de apenas uma articulação chamamos este exercício de monoarticular e quando envolve mais de uma articulação chamamos de multiarticular.
A artrologia ou sindesmologia é o ramo da anatomia que estuda as articulações do corpo humano e o seu conjunto de movimentos. ... Então, as articulações são as uniões entre dois ou mais ossos ou partes rígidas do esqueleto e elas apresentam formas e funções distintas, sendo classificadas por essas duas características.
Definição: - É a ciência que estuda as articulações; - União das partes rígidas do esqueleto que juntamente com o sistema esquelético e sistema muscular integram o aparelho locomotor; 2. Funções: Proteção; Inserção e Alavancas; Movimento; Locomoção; Angulação, Torção ou Deslocamento; 3.
substantivo feminino [Anatomia] Estudo dos ligamentos e articulações. Etimologia (origem da palavra sindesmologia). Sin + desmo + logo + ia.
Uma sínfise é um tipo de articulação permanente, do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. As superfícies adjacentes são unidas por cartilagem do tipo fibrosa (fibrocartilagem).
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio).
Sínfise púbica é uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia(cintura pélvica), que é composta pelo sacro e cóccix, e dois ossos do quadril, que por sua vez, cada osso, é composto por três ossos compactados: ílio, ísquio e o osso púbico.
As principais funções da sínfise púbica são absorver choques durante a caminhada e, nas mulheres, permitir a passagem do bebê durante o parto normal.
Cintura pélvica é o nome dado à união do esqueleto axial ao esqueleto apendicular nos membros inferiores e é composta por duas articulações: a Sacro-Ilíaca, que é o local de junção entre o sacro e o osso pélvico e a Sínfise Púbica, onde ocorre a junção entre o púbis direito e o esquerdo.
Os livros de anatomia(8,9,13,14) e os trabalhos básicos(6,15) no assunto descrevem a sínfise púbica como uma articulação anfiartrodial, isto é, uma juntura cartilaginosa, não sinovial e com pouco movimento, formada pela união fibrocartilaginosa dos dois ossos púbicos.
A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço.
De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. - Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação.
As estruturas que compõem o joelho são: Vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são músculos responsáveis pela extensão do joelho; Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso são responsáveis pela flexão do joelho.
O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos. No joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).
Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio).
É composta por músculos extensores - reto da coxa, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio (chamados de quadríceps), os quatro músculos formam uma única fixação distal forte na patela, cápsula do joelho e superfície proximal anterior da tíbia; e por músculos flexores - bíceps femoral, semitendinoso e ...
Os isquiotibiais são formados pelos músculos semitendíneo (ST), semimembranoso (SM) e pelo bíceps femoral (BF). Representação gráfica dos músculos isquiotibiais no posterior da coxa.
Quais são os principais músculos da perna?
São eles os músculos flexor curto dos dedos e quadrado plantar, quatro músculos lumbricais do pé, três músculos interósseos plantares e quatro músculos interósseos dorsais. Os músculos plantares mediais atuam sobre o dedão do pé, ou hálux.
Também conhecido como isquiotibiais, os posteriores da coxa são formados por três músculos: o bíceps femoral, o semitendinoso e o semimembranoso. Esses músculos são responsáveis pela flexão dos joelhos e a extensão do quadril.
Músculos dos Membros Inferiores