Na depreciação normal, que demora, por exemplo, dez anos, a empresa contabiliza um desgaste de 10% ao ano. Esse registro é tratado como despesa e retirado da base sobre a qual serão calculados os 25% de IR. No caso da depreciação acelerada para um turno adicional de oito horas, o desgaste sobe de 10% para 15% ao ano.
O benefício da depreciação acelerada é para as máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao imobilizado. A referida depreciação acelerada somente é permitida aos bens novos, adquiridos ou encomendados entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2012.
Registro Contábil: No caso da depreciação acelerada não é registrada na escrituração comercial do contribuinte, uma vez que não representa perda do valor de bens do Ativo Imobilizado.
8. Amortização Acelerada. ... O § 9° do artigo 564 do RIR/2018 a soma da amortização contábil e da amortização acelerada terá como limite o custo de aquisição do bem, quando este limite for atingido, a amortização contábil deverá ser adicionada ao lucro líquido, no Lalur.
A depreciação tem como principal objetivo registrar o desgaste efetivo dos bens pelo uso ou perda da utilidade, mesmo que seja por ação do tempo ou por simples obsolência.
Como Contabilizar Depreciação de Bens comprados usados Como a metade da vida útil do bem (2,5 anos) é maior que o tempo restante de vida útil (2 anos), o prazo a ser considerado é de dois anos e meio. Essa contabilização deve ser feita mensalmente pelo prazo de vida útil considerado, ou seja, 2 anos e meio.