Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.
O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
No método construtivista o professor é um mediador entre os alunos e a informação. A partir de situações quotidianas, da natureza ou de fantasias (história de um livro ou desenho animado) as crianças procuram informações sobre o conhecimento e tiram as suas próprias conclusões.
Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. ... Além do método tradicional, outro método utilizado pelos professores é o construtivista.
O que é uma sala de aula tradicional? No modelo tradicional o professor é o elo de conexão entre os alunos e o conhecimento. Os alunos têm pouco (ou nenhum) conhecimento quando entram na sala. Na sala de aula, eles adquirem todo o conhecimento, que normalmente é o conhecimento básico sobre algum assunto.
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência ...
Na tradicional, os alunos são agentes passivos de conhecimento dos professores. Na ativa, os alunos participam da construção do conhecimento, com o apoio dos docentes que agem como mediadores. Embora o professor seja a figura de suporte e fonte de consulta, os alunos têm a oportunidade de buscar soluções por si mesmos.
A metodologia tradicional de ensino parte do princípio em que o professor é o narrador dos fatos e os alunos, os ouvintes. Dentro do espaço da sala de aula, o educador prepara o conteúdo previamente e o transmite aos estudantes, que têm a função de assimilar e memorizar o que foi ensinado.
No ensino tradicional, as provas e as avaliações acontecem de tempo em tempo, tendo o objetivo de analisar o quanto de informação o aluno conseguiu memorizar. Em geral, se enquadram nesse modelo escolas que preparam o aluno para o vestibular desde o início do currículo escolar.
Métodos tradicionais de ensino
Na pedagogia tradicional, a metodologia baseia-se na exposição oral dos conteúdos, seguindo passos pré-determinados e fixos para todo e qualquer contexto escolar.
A pedagogia tradicional prevê a realização de uma prática educativa voltada especificamente para a formação intelectual e moral de crianças, jovens e adultos.
Características da concepção pedagógica tradicional. O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).
Quais são as principais metodologias de ensino?
Método de ensino: qual é o melhor para minha escola?
Nesta matéria, apresentamos as metodologias mais utilizadas no país. A escola tradicional é o modelo mais comum nas escolas públicas e particulares brasileiras. ... Esse método é bastante adequado à forma de avaliação utilizada nos vestibulares brasileiros e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
É a maneira pela qual o professor, ou o instrutor de ensino utiliza para ensinar aos seus alunos. Ex.: Um professor que se utiliza de grãos de feijão para ensinar os seus alunos as operações matemáticas, está fazendo uso da didática, que é uma técnica de ensino.
Veja as 5 metodologias de ensino mais utilizadas em sala de aula
O método de ensino é o conjunto de procedimentos e formas que o professor usa para levar o aluno. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. ... As técnicas de ensino são recursos auxiliares e a maneira de utilizá-los para a efectivação da aprendizagem pelo aluno.
A diferença entre método e técnica é que enquanto o método consiste em regras básicas para se chegar a um fim, a técnica é a forma de agir, o passo-a-passo. O método mostra como se deve conduzir o pensamento, assim como a ação, para que determinado objetivo seja atingido com eficiência.
Conheça os métodos de ensino das escolas brasileiras
5 principais metodologias de ensino no Brasil
Sistema Bernoulli, um dos melhores sistemas de Ensino Médio do Brasil. O compromisso do Bernoulli Sistema de Ensino vai muito além de fornecer soluções didáticas. Buscamos contribuir ativamente para o desenvolvimento de cidadãos preparados e para o sucesso de nossos alunos.
DIVISÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: PRINCIPAIS MODALIDADES