Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
Segundo o engenheiro Dagoberto Filho, demanda trabalho e conhecimento técnico, e é possível que ocorra desperdício de material no processo e, consequentemente, de dinheiro. Já no caso do contrapiso pronto quartzolit, basta adicionar água à massa pré-misturada e o produto estará pronto para uso.
Veja outros materiais usados para fazer o contrapiso:
O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).
Diferenças Gerais. O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.
Aplicação. A aplicação do rejunte à base de cimento só deve ser iniciada, no mínimo, três dias após a colocação das placas cerâmicas. Momentos antes é preciso umedecer as juntas onde a solução será aplicada, principalmente no caso de ambientes expostos ao sol ou em regiões com clima muito quente e seco.
Aplicação da argamassa em pisos
A argamassa deve ser aplicada na base antiga e no verso do revestimento novo. Aplique as peças e limpe-as com uma esponja úmida na medida em que são aplicadas. Para rejuntar, use rejuntes quartzolit: piso sobre piso branco quartzolit: é possível rejuntar depois de 3h.
Como colocar cerâmica Coloque a cerâmica sobre a argamassa movimentando-a levemente para que chegue à posição correta. Com um martelo de borracha, bata na peça para que ela assente completamente, amassando os sulcos criados.
Por exemplo, uma argamassa de cimento pode ser feito na proporção:
Misture o aditivo plastificante quartzolit e água limpa, com consumo de 100 ml para cada saco de cimento de 50 kg. Em seguida, misture o cimento e a areia em outro recipiente. Acrescente o líquido (aditivo plastificante quartzolit + água) na mistura de cimento e areia.
Validade: 9 meses após a data de fabricação; Estado físico: Pó seco; Mistura: 20 kg (um saco) para 3,4 litros de água limpa (com variação permitida de 5%); Tempo de uso (mistura pronta): 2 horas e 30 minutos; Temperatura ambiente (para aplicação): 5ºC até 35ºC; Temperatura de base (de aplicação): 5°C até 27°C; Cura ...
A água de amassamento deve ser limpa e as quantidades devem estar expressas na embalagem do produto. Caso não haja indicação, utilizar uma média de 1 parte de água para cada 3 a 4 partes de argamassa (em volume).
2º Prepare o produto: Prepare o produto em um recipiente estanque e limpo; Para todo o conteúdo de uma embalagem de Argamassa AC-I Colafix utilize 4,2 litros de água limpa para embalagem de 20 kg e 1 litro de água para embalagem de 5 kg; Misture bem até obter uma massa homogênea e sem grumos; É aceitável uma variação ...
4 metros quadrados
Garantimos o melhor preço, com maior qualidade. Marca ArgaRio sacos de 20 Kg. Argamassa para porcelanato R$ 16,99.
Volume estimado de cada material = 8,75 para cimento, 3,115 para areia e 1,75 para o cal; Quantidade estimada de material = 9 sacos cimento de 50 kg, 3,5 m³ de areia e 2 sacos de 20 kg de cal; Rendimento do saco de mistura pronta = 4 kg/m³; Valor estimado de argamassa = 4 x 1,75 = 7 kg.
Ou seja, um saco de 20 kg de argamassa reveste 4 m² de paredes assentando revestimentos. Para iniciar o cálculo, é preciso saber a área em m² que receberá o assentamento de revestimentos. Para saber essa informação, você deve multiplicar a altura da parede por sua largura e somar todas as paredes ao final.
Teoricamente, 1 kg de rejunte é capaz de cobrir 3m² de área, já que para cada metro quadrado é gasto ⅓ de quilo de rejunte.
Aprenda a fazer o cálculo de piso para rodapé Utilizando o exemplo anterior, de um cômodo de 4 m x 3 m e um rodapé de 0,15 m (ou seja, 15 cm), multiplique esse valor pela largura e comprimento, que dará o resultado de 0,6 m² para a parede maior e 0,45 m² para a outra.
Para obter o valor em m² do teto ou da parede, multiplica-se a largura pela altura da superfície. Logo, para a metragem quadrada de um ambiente todo, deve-se somar o m² de suas paredes e teto.