O cálculo é: Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
1 – Liquidez corrente Esse indicador se refere à capacidade que a empresa tem de cobrir os custos das suas dívidas a curto prazo. ... Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
Resultado da Liquidez Corrente: Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações. Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Reflete o “engessamento” dos recursos próprios, pois quanto maior o índice, maior a dependência de terceiros para atender compromissos financeiros. Um índice menor que 0,5 é recomendável.
O que é ROA? O ROA é um indicador que analisa o quanto uma empresa é rentável em relação aos seus ativos. O resultado apontará, portanto, se a companhia está fazendo um bom uso e maximizando o resultado com os recursos que tem.
O ROI negativo significa um mau resultado para o seu investimento. Ele pode ser usado no contexto interno das empresas e de suas decisões de expansão ou corte de cursos, por exemplo, ou no contexto da busca pelos melhores retornos em aplicações financeiras.