CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO As células que formam o tecido conjuntivo propriamente dito podem ter origens distintas, algumas são formadas no próprio tecido, e outras ficam temporariamente. Os fibroblastos e os fibrócitos são células que são formadas por células indiferenciadas mesenquimais.
Células residentes do tipo de tecido conjuntivo denominado propriamente dito: fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células mesenquimais. Nos outros tipos e subtipos de tecido conjuntivo há outras células residentes, como por exemplo, os condrócitos na cartilagem, osteoblastos e osteócitos no osso e assim por diante.
O tecido conjuntivo denso modelado é o principal componente de tendões e ligamentos. ... Ligamentos estão interpostos entre ossos e em certos locais, como na coluna vertebral que exige algum grau de elasticidade, alguns ligamentos têm maior quantidade de fibras elásticas do que de fibras colágenas.
As fibras elásticas são formadas pela proteína elastina e por microfibrilhas de fibrilhina. São responsáveis pela elasticidade do tecido, prendendo a pele aos músculos subjacentes, por exemplo, nos pulmões e parede dos vasos sanguíneos.
O colágeno é classificado em cinco tipos, sendo os principais do tipo I, II, III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos, sendo sintetizado pelos fibroblastos, células do músculo liso e osteoblastos.
Mesênquima é um tecido embrionário derivado da mesoderme. Durante suas fases de transformação, o mesoderma origina uma espécie de tecido conjuntivo primitivo chamado mesênquima.
Fibras elaunínicas: são fibras mais espessas quando comparadas à fibra acima, já que resultam da junção de elastina às microfibrilas. Fibras elásticas maduras: decorre do acumulo de elastina, originando fibras mais espessas.