Quando a episiotomia abre, os cuidados locais podem ser tomados para que a "ferida" feche novamente. Para isso, curativos terão que ser feitos e infecção deverá ser tratada se presente. Uma outra possibilidade é o desbridamento da ferida e sutura. Este procedimento somente poderá ser realizado na ausência de infecção.
A episiotomia é um corte feito na região muscular entre a vagina e o ânus, durante o parto normal, para facilitar a saída do bebê. Geralmente, a mulher não sente dor na hora da episiotomia porque está anestesiada, mas é normal sentir dor e desconforto ao redor da episiotomia nas primeiras 2 a 3 semanas depois do parto.
Entre as consequências da episiotomia em curto prazo, segundo o obstetra e Conselheiro da Rede pela humanização do parto e do nascimento (REHUNA), Braulio Zorzella, estão a dor, as chances de infecção e a formação de hematoma na região.
Olá. Normalmente os pontos externos da episiorrafia caem naturalmente em 07 a 10 dias após o parto, quando já ocorre uma cicatrização. Para avaliar se sua episiorrafia vai "fechar", apenas fazendo um exame físico em consulta médica.
A região está cicatrizando e pode ficar dolorida, mas a mãe não deve se preocupar, os pontos vão cair sozinhos. retirados, de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde. Como o útero estará voltando ao tamanho normal, é comum ter cólicas, que, às vezes, aumentam durante a amamentação.
Sim é normal, quando está cicatrizando dá coceira, fica tranquilo! Pode acontecer durante o processo natural de cicatrização.
Os pontos caem sozinhos? Depende do tipo de fio utilizado na cirurgia, geralmente é utilizado fio absorvível, que é eliminado em 2 a 3 semanas. Entretanto, alguns urologistas utilizam fio inabsorvivel, que deve ser removido pelo Urologista.