Resposta: Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.
Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.
Marcadores discursivos são palavras (conjunções e preposições, principalmente) que estabelecem vários tipos de relação (de tempo, consequência, oposição, condição, adição etc.) entre as ideias em um texto.
São as palavras no texto que informam onde a história acontece. Podem ser os advérbios (onde, ali, aqui), locuções adverbiais ou nomes de lugares.
Na língua portuguesa, os marcadores temporais, são aqueles utilizados na escrita para apresentar expressões que fornecem ao leitor a noção de tempo ou passagem do tempo. Deste modo, alguns exemplos são: ... Os verbos que indicam uma ação no tempo; E por fim, os advérbios de tempo, como "amanhã", por exemplo.
Marcadores temporais irá situar o leitor/receptor no presente, no passado ou no futuro... e os Espaciais é como o próprio nome já indica ele menciona o tempo como: abaixo de, em outro lugar, imediação e todos outros sinônimos e antônimos.
Os termos citados por Baratz são alguns dos chamados marcadores temporais, palavras de diversas classes e funções sintáticas, como as descritas a seguir. - Advérbios "Ontem", "hoje", "amanhã", "já", "agora", "logo", "cedo", "tarde", "outrora", "breve", "nunca", "sempre", "jamais".
ampulheta