Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer. Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer. Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Ar Condicionado Split Eco Inverter 12000 Btus Frio 220v Elgin
Disjuntor em Caixa Moldada FCM1 - 3P 150A - Condutor: de 70 a 185mm² Proteção, Segurança e Confiança! Esses disjuntores destinam-se à proteção contra sobrecargas e curto-circuitos em instalações residenciais, comerciais e industriais.
Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 50A.
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
Dimensionando o disjuntor correto Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²
Conecte a ponta descascada do fio branco neutro ao barramento neutro da mesma maneira. Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor.
Para saber se podemos seccionar o cabo de neutro devemos sempre consultar a norma NBR 5410. Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.
Como, durante o funcionamento desse circuito, o contato do disjuntor, o condutor da fase, a carga e o condutor de neutro estarão formando um circuito em série, o neutro estará plenamente protegido, uma vez que o disjuntor protege o circuito todo e não somente a fase.
O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.
Sua ligação é bem simples, basta conectar os cabos de alimentação em seus terminais de entrada e conectar outros cabos nos terminais de saída que geralmente vão alimentar uma carga.
Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores. Faça a alimentação dos disjuntores por cima, caso seja montagem de um quadro de distribuição novo a saída do disjuntor geral é ligado na entrada dos demais, que são interligados por jumpers.
Abra a tampa do disjuntor na parte traseira do produto abaixo do cabo de energia. Aperte o botão de teste usando um objeto de ponta fina, como uma caneta. O interruptor do disjuntor move-se automaticamente para a posição entre ON (ligado) e OFF (desligado). Certifique-se de que o indicador esteja amarelo.
5) Conecte o multímetro ao circuito para medir a corrente Desligue todos os disjuntores e faça um teste para certificar-se de que a corrente alternada está desligada antes de iniciar o trabalho e manusear quaisquer fios, principalmente os desencapados.
Os disjuntores são um sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente.
Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.
Quando a corrente elétrica que o disjuntor monitora atinge um valor maior que o valor suportado por ele, o disjuntor aciona um mecanismo que abre o circuito e assim interrompe a passagem de energia elétrica para a carga, que evita a queima dos aparelhos que estão após o disjuntor ou reduz os danos que poderiam ocorrer ...
Curva de disjuntores
A norma de proteção NBR 5410 e NBR 5459-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...
O disjuntor curva C é o mais usado, mais econômico e com uma sensibilidade mediana. Eles atuam entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. Então um C6 vai desarmar entre 30 e 60A. São largamente usados para lâmpadas fluorescentes, transformadores e cargas com uma certa corrente de partida.
As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.
Caso escolha um o disjuntor DIN para utilizar no chuveiro elétrico, deve ser usar um disjuntor com corrente elétrica correta para chuveiro ligado ao disjuntor e que tenha a curva B, a curva ficar descrita ao lado da corrente nominal do disjuntor. Aonde a curva ficar descrita, lado da corrente nominal do disjuntor.