Habilidades cognitivas e metacognitivas são, basicamente, o conhecimento adquirido ao longo de nossas vidas, que confere sentido à nossas relações e objetivos. ... Em outras palavras, as habilidades cognitivas e metacognitivas são essenciais para o nosso desenvolvimento como seres humanos.
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.
A fala e a escrita, são consideradas habilidades produtivas (ou expressivas); e a leitura e compreensão oral, receptivas. Em alguns casos elas têm tido um tratamento desintegrado no ensino, em função do objetivo do curso, das necessidades dos alunos, do currículo da escola, etc.
Linguagem Expressiva é a capacidade de se expressar, verbalmente ou não, após adquirir a capacidade de compreender conceitos e de adquirir unidades significativas de experiências proporcionando a capacidade de comunicação.
Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo.
Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.