O primeiro trimestre de gravidez corresponde aos 3 primeiros meses e às semanas 1 a 13 da gestação, sendo marcado pelo rápido desenvolvimento do bebê e formação dos principais órgãos, além da placenta e do cordão umbilical. Esta é considerada a fase mais delicada da gravidez e, por isso, o consumo de substâncias como remédios, álcool ou cigarro, podem afetar gravemente o desenvolvimento do bebê.
Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir ao mesmo tempo. Nos primeiros dias de gravidez (e muitas vezes antes do atraso menstrual) surge a tensão mamária e aumento do peito, o sono e cansaço, que se devem sobretudo às alterações hormonais. Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.
Vivemos em um país tropical, onde as altas temperaturas dominam quase o ano inteiro. Por isso, muitas mamães e papais se perguntam se é necessário dar mais de um banho nos bebês durante os períodos de calor.Os...
A ecografia ou ultrassonografia pode ser realizada por via transabdominal (a sonda é colocada sob a região abdominal ou “barriga” – ver imagens) ou por via transvaginal (a sonda é introduzida pela vagina). A escolha da abordagem (transabdominal ou transvaginal) depende da idade gestacional e das condições de acesso ao feto.
Apesar dos sintomas atrás apresentados, é importante referir que a gravidez não é uma doença! E se não houver restrições pelo médico obstetra, a grávida deve fazer uma vida normal e saudável. No entanto, apesar de ser um estado de felicidade, como vimos, podem ocorrer vários sintomas iniciais (que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez) e muitos outros que podem surgir até ao final da gestação que podem ser um motivo de angústia para as mulheres grávidas. Muitos destes sintomas podem ser bastante incomodativos e transtornar a vida diária. A gravidez sem sintomas é algo frequente e por isso não deve ficar preocupada se não tiver nenhum dos sinais e sintomas referidos.
Só quem tem filhos sabe que a imagem de crianças usando roupas estilosas e limpas não condiz com a realidade. Para elas, quanto mais conforto melhor e, para os pais, o foco é na praticidade e na segurança das pe&cce...
A intensidade e regularidade dos sintomas também variam imenso de mulher para mulher. Para determinadas mulheres os sintomas tornam-se extremamente evidentes e intensos enquanto para outras poderão ser confundidos apenas com um simples mau estar.
Bebê cheiroso é uma espécie de presente. Tem coisa mais linda e gostosa que criança depois do banho? Acontece que muitos pais e mães têm dificuldade para imaginar como vai ser a rotina de limpeza e higien...
Os estudos mostram que mulheres que praticam atividade física na gestação tem benefícios como redução no risco de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, controle do ganho de peso, menos dores lombares, maior índice de sucesso do parto normal, melhor recuperação pós-parto e menor índice de depressão pós-parto. O colégio americano de ginecologia e obstetrícia recomenda que todas as gestantes, exceto quando há contraindicação, sejam encorajadas a iniciar ou continuar a praticar atividade física durante toda a gestação, de preferência acompanhadas por profissional capacitado, uma vez que adaptações podem ser necessárias devido as alterações anatômicas e fisiológicas da gravidez. Exercício físico de moderada intensidade na ausência de contraindicação não aumenta o risco de aborto, restrição de crescimento fetal ou trabalho de parto prematuro, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Entretanto, deve-se evitar atividades com alto risco de impacto e queda.
Em todas as consultas de acompanhamento, o obstetra pode realizar alguns exames mais gerais para avaliar a saúde da mulher. Assim, é comum que seja feita a medição da pressão arterial com o objetivo de avaliar o risco de eclâmpsia, o que pode levar à antecipação do parto, além de também ser feita a avaliação do peso da mulher.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Com a data mais esperada pelos pequenos tão próxima, as mamães e papais que ainda não providenciaram o presente desse ano precisam correr! Se você está na dúvida, saiba: o principal fator de escolha dev...
Um dos brinquedos mais tradicionais quando o bebê começa a crescer é o triciclo. Ele é um bom ajudante para o desenvolvimento psicomotor dos pequenos, mas, antes de efetuar a compra de triciclo, é melhor dar uma olha...
ola gente fissu o teste de farmacia deu possitivo e fissu o de sangue deu tbm . agora semana que ven vou marcar umas conssultas .. n sei quanto tempo to so sei que twnho colicas todo dia dor nas costas e gases .. e normal????
Oi ! Estou com 3 meses e uma semana e já tenho barriga e estou bem larga , sem nauseas e com bastante fome, quem tiver nauseas toma chá de gengibre é nom antes consulte o seu medico um grande abraço a todas!!
No 1º (primeiro) mês de gravidez pode surgir aumento de apetite, aumento da frequência miccional (vontade frequente de urinar), obstipação (prisão de ventre), aparecimento de espinhas e pele mais oleosa.
Além disso, durante o pré-natal também podem ser feitos exames para identificar outras infecções sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia, que podem ser diagnosticadas por meio do exame das secreções vaginais ou exame de urina. Se houver alguma alteração em algum destes exames, o médico poderá solicitar a repetição do exame no segundo trimestre de gestação. Saiba quais são os exames indicados no segundo trimestre de gravidez.
Ser mãe pela primeira vez costuma deixar as mulheres cheias de perguntas e inseguranças. Enquanto aguardam o momento mais especial de suas vidas, as futuras mamães precisam se preparar, e os livros prestam um excelente auxí...
Botox capilar é uma técnica de tratamento para os cabelos que busca preencher os fios e, dessa forma, devolver seu brilho e elasticidade. Ele ajuda a recuperar a saúde dos fios, fazendo com que fiquem mais brilhosos.
O produto é a base de ácido hialurônico, incompatível com tioglicolato e henê. Produto de uso profissional.
"O botox capilar é formulado com matérias-primas de baixíssimo peso molecular", conta Evandro. Ao contrário da escova progressiva, ele não leva formol em sua composição, além de não ter cheiro e não provocar desconfortos como coceira ou ardência nos olhos durante a aplicação.
Na maior parte dos casos, a irritação do couro cabeludo é provocada pela presença de caspa e, por isso, a melhor forma de tratar esse problema consiste em lavar o cabelo com um shampoo anti-caspa e evitar usar água muito quente, já que pode ressecar a pele e piorar a irritação.
“O que também pode ocorrer é a hipersensibilidade ao produto causar uma reação inflamatória, e o cabelo cair, ou alérgica, e a pessoa sentir muita coceira no couro cabeludo”, alerta a dermatologista Samantha Kelmann, do Hospital 9 de Julho.
O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
O uso do formol pode provocar irritação na pele, queimaduras, irritação nos olhos e, se inalado, pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação no nariz, tosse e graves ferimentos nas vias respiratórias. O formol é considerado cancerígeno pela OMS.