2,8 metros
“A medida mínima confortável é de aproximadamente 2,10m, que seria a altura de uma porta convencional de passagem. Com isso, seria necessário um mínimo entre 4m e 4,30m de altura total do ambiente para se criar um mezanino inicialmente confortável”.
eucalipto
O que é mezanino? Mezanino é o pavimento localizado na metade do pé-direito. Ele necessariamente precisa ser alto para que cumpra sua funcionalidade de forma correta.
Trazemos algumas ideais para você aproveitar seus espaços de pé direito alto.
De cortinas longas até paredes pintadas, esses truques são infalíveis para dar a impressão que os espaços da casa tem um pé direito alto
Arquitetura. Pé direito é a diferença (altura) entre o piso e o teto de um cômodo ou de uma edificação inteira. Essa distância pode variar de acordo com o projeto, mas o principal critério usado para determinar o pé direito é o conforto do cliente ao se movimentar pelo espaço.
A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado. A medida padrão para residência é de 2,70 m.
O pé-direito – altura entre o piso e o teto internos – é um conceito aplicado a todo projeto arquitetônico. Hoje, o pé-direito duplo é o mais requisitado por quem vai construir uma casa, estabelecimento comercial ou edifício corporativo.
Para isso, invista em janelas que se estendam do chão até o teto, e portas largas de vidro. Para o controle da entrada de luz o ideal é a utilização de cortinas, dando preferencia as que são motorizadas, pois como a altura é elevada se torna mais difícil de puxar manualmente.
O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
O que é o pé-direito De maneira simplória, o pé-direito pode ser entendido como o espaço entre o teto e o chão medido por um ângulo reto.
Pé-direito é uma expressão da língua portuguesa muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto. ... Um pé-direito baixo seria uma medida próximo a 2,40 m e pé-direito considerado alto que vai de 3m até alturas maiores de 6m.
Meça a largura da janela (2 m, por exemplo) e multiplique por dois: 2 x 2 = 4 Então tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60 m) e some 60 cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60 + 0,60 = 3,20 Por fim, multiplique os resultados: 4 x 3,20 = 12,80 m A fórmula vale para um ...
No varão duplo para cortina, em cada varão irá um tecido diferente. Por ser duplo, você poderá colocar uma cortina de blecaute atrás e um tecido leve e suave na frente, criando uma composição com muita funcionalidade no seu dia a dia.
A cortina deve ser 15 a 20 centímetros mais comprida. Então se sua janela é de 2 X 2m, por exemplo, a medida mínima que a cortina deve ter é 2,20 X 2,20m pra ficar mais esticadinha. Se quiser franzida, aposte na medida 2,50m de largura x 2,20m de comprimento.
Se o seu pé direito for alto, coloque o varão na distância do meio entre a parte superior da janela e o teto. Isso trará uma sensação de maior amplitude no ambiente. Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas: Pendure o varão da cortina mais ou menos na metade do caminho entre o teto e o topo da janela. Meça (duas vezes!) e corte as cortinas de maneira que elas deslizem no chão quando penduradas.
Nessas condições, procure colocar a cortina na metade da distância entre o topo da janela e o teto. Ainda, quanto mais larga a vara e mais alta ela estiver, mais você conseguirá bloquear a luz que entra. É indicado que o início e o fim da vara estejam 10cm para além dos limites laterais da janela.
A regra geral é optar por cortinas longas que vão do chão até o teto, esse tipo de cortina deixa a sala mais elegante e amplia o pé direito da casa. Deixe as cortinas curtas somente e apenas se houver algum móvel abaixo da janela que impeça o uso de um modelo longo.
Você deve fixar o varão no mínimo 10 cm acima da janela. Mas 20 a 30 cm é melhor. Altura correta do varão da cortina: 20 a 30 cm acima da janela. Foto via Histórias de Casa. O mais importante é que o tecido sempre deve tocar o piso.
Vamos lá:
No que diz respeito à largura das janelas, há mais flexibilidade: pode-se cobrir apenas a janela ou a parede inteira. "No caso de aberturas descentralizadas, indicamos utilizar cortinas na parede inteira, pois ajuda a disfarçar a diferença entre os lados”, indica Ieda.
Escolha entre cores neutras, acabamentos de madeira ou metal. Geralmente a cortina vai do teto até o chão, o que dá a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante. Para dar melhor caída ao tecido, deixe 1 ou 2 cm a mais no comprimento.
Na opinião dos especialistas, usar cortina curta só em casos excepcionais. Elas ficam restritas a ambientes em que as longas não são bem vindas, quando há um móvel embaixo da janela, ou uma bancada, por exemplo.
No caso de você decidir decorar janelas sem usar cortinas, daremos algumas ideias muito interessantes e agradáveis que você mesmo poderá fazer: