Na categoria de resíduos especiais, ou seja, que necessitam de tratamento específico e não podem ser tratados como lixo normal, pois possuem um grande potencial de dano ao meio ambiente e/ou às pessoas, estão pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos industriais, como ...
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. O constante aumento do consumo nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos.
Conheça os 5 Principais Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.
Resíduos de fontes especiais – são aqueles que, em função de determinadas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu condicionamento, manipulação e destino. Resíduos agrícolas – são os resultantes de atividades pecuárias e agrícolas.
Lixo Especial – composto principalmente por resíduos da construção civil e das atividades industriais, podendo ser composto por restos de obras e demolições, pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, embalagens de venenos, etc.
CONTEÚDO: restos de comida, cascas de alimentos, produtos deteriorados, verduras, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e, ainda, grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos.
O lixo domiciliar, doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (as embalagens, os vidros, os papéis).
Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Grupo A : resíduos com a presença de agentes biológicos e objetos perfurocortantes Grupo B : resíduos de natureza química. Grupo C : rejeitos radioativos. Grupo D: resíduos comuns e todos os demais que não se enquadram nos grupos anteriores.
Grupo B – Resíduos químicos São resíduos que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade.
Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados; Saneantes e domissanitários.
Grupo A: componentes contendo agentes biológicos e que apresentam risco de infecção devido a características como virulência e concentração; Grupo B: substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública e/ou ao meio ambiente, devido a características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.