Assim, na imperícia e na imprudência o agente tem uma atitude comissiva, ou seja, de ação. ... Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.
É a falta de aptidão necessária ou habilidade ou experiência para executar determinada função. A imperícia acontece quando uma pessoa assume que tem conhecimento ou habilidade sobre determinada ação, sem realmente dominá-la, ou ao menos, ter o conhecimento mínimo sobre essa ação.
Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber.
Art. 8º - Comete grave transgressão ética o Corretor de Imóveis que desatender os preceitos dos artigos 3º, I, V, VI e IX; 4º, II, III, IV, V, VII, VIII, IX e X; 6º, I, III, IV, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIX e XX, transgressão de natureza leve o que desatender os demais preceitos deste Código. Art.
A negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção. Ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente. Exemplos mais comuns: falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos.
O motorista que conduz veículo automotor sob o efeito de bebida alcoólica pratica um ato ilícito e reconhecidamente perigoso. Mesmo que não exista intenção de agravar o risco por parte do segurado, a embriaguez ao volante torna o risco previsível. ...
A Ética no Mercado Imobiliário. Ética está relacionada a postura, comportamento e conduta diante de sua profissão e das pessoas. Assim como em outras profissões, ser corretor de imóveis tem diversos valores a serem seguidos e que, se realizados da maneira correta, vão resultar em confiança e fidelização de clientes.
O Código de Ética do Corretor de Imóveis, aprovado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis — COFECI, em 1992, é de conhecimento obrigatório dos profissionais de corretagem imobiliária. ... O Código de Ética do Corretor de Imóveis se divide em dez artigos.
Art. 1º - O presente Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de procedimento do Estatístico, quando no exercício de sua profissão, regulando-lhe as relações com a própria classe, com os poderes públicos e com a sociedade.
De acordo com Fernando Bacellar, "o código de ética é basicamente um código que normatiza de acordo com os princípios de determinada profissão o que são dever e direitos de cada profissão para que possa harmonizar as relação sociais entre as pessoas".
O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação. O código de ética da profissão estabelece o comportamento mais adequado e as ações consideradas infrações. Por exemplo, o código de ética de medicina, define as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão.