Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
Explicação: Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.
Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético.
É neste processo que a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da luz solar, gás carbônico e água. ... Esta energia é necessária para a sobrevivência das plantas. É através da fotossíntese que as plantas conseguem produzir oxigênio e carboidratos através do gás carbônico.
A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através da ingestão de alimentos, absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais. É também ramo das ciências biológicas que estuda e se aprofunda nesse processo, além de relacioná-lo com o bem-estar ou o desenvolvimento de doenças.