4.
Tratamento imediato - Inicia-se respiração boca-a-boca, fechando as narinas do paciente entre o polegar e o indicador da mão esquerda e deprimindo a mandíbula com a mão direita. Removem-se as secreções da faringe com gases e se retira a prótese dentária. Põem-se a cabeça do paciente em hiperestensão.
Os sinais de uma parada cardiorrespiratória são: inconsciência, ausência de batimentos cardíacos e ausência de movimentos respiratórios.
O socorro em caso de parada cardiorrespiratória deve ser rápido para aumentar as chances de sobrevivência do indivíduo.
Respiração boca a boca Tomadas às medidas anteriores colocar a boca com firmeza sobre a boca da vítima. Assoprar para dentro da boca da vítima até notar que o seu peito está se mobilizando. A seguir, deixar a vítima expirar livremente. Devemos repetir este procedimento de 15 a 20 vezes por minuto.
colocar as mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos; os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax; a seguir, fazer uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno cerca de 5 cm, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral; descomprimir em seguida.