EQST

Por Que Ocorre A Concentraço De Renda?

Por que ocorre a concentração de renda?

A distribuição de renda decorre do próprio processo produtivo e está relacionada com a divisão social do trabalho. Já a concentração de renda é definida como a distribuição desigual de renda por unidade residencial (ou indivíduo) entre os diferentes participantes de uma economia.

O que é a concentração de renda?

Concentração de renda é o processo pelo qual a renda, proveniente de lucro, de salário, de aluguéis ( como os juros oligopolísticos) e de outros rendimentos, converge para uma mesma empresa, região ou grupo privilegiado de pessoas, como os 26 indivíduos que possuem ao menos 1 bilhão de dólares e somados concentram mais ...

O que essa desigualdade de renda gera?

Resposta. A desigualdade de renda é fator para ocorrência de exclusão social entre os grupos dos que tem muito, dos que tem pouco. Vale acrescentar que existem diversos modos pelos quais a exclusão social emerge e que, portanto, a diferença de renda é um exemplo dos diversos motivadores sociais.

Quais as principais causas da má distribuição de renda?

Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda e concentração do poder; administração dos recursos- principalmente público; lógica de mercado do sistema capitalista - quanto mais lucros para as empresas e os donos da empresa, melhor; falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em ...

O que é uma má distribuição de renda?

A desigualdade social é um fenômeno caracterizado, sobretudo, pela diferença de renda entre a população. Não é um evento recente, mas se expandiu com o advento das relações comerciais e expansão da industrialização, ocorrida no Brasil na década de 30, período do governo provisório de Getúlio Vargas.

Qual a origem da desigualdade social no Brasil?

A desigualdade no Brasil começa com a chegada dos portugueses a uma terra desconhecida, onde moravam os povos guaranis. Esses povos viviam do que a natureza lhes dava e possuíam crenças próprias, que foram desqualificadas pelos portugueses. ... Disso resulta o etnocentrismo entre os povos.

Quais as causas da desigualdade social no Brasil Brainly?

Resposta:

  • Má distribuição de renda.
  • Falta de acesso à educação de qualidade.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Dificuldade de acesso a serviços básicos.
  • Má administração de recursos públicos.

O que causa a desigualdade social Brainly?

Surge da falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais e históricos pela maior parte da população em outras palavras, a maioria fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

Quais são as principais consequências das desigualdades sociais?

Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz: Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego.

Qual é a finalidade do Estatuto da Igualdade Racial?

Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

O que é e para que serve o Estatuto da Igualdade Racional?

Estatuto da Igualdade Racial é uma lei especial do Brasil, promulgada em 2010 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, sendo um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos . ...

O que é e para que serve o estudo da Igualdade Racial?

O Estatuto da Igualdade Racial traz um conjunto de regras e princípios jurídicos para coibir a discriminação racial. A legislação se concentra em aspectos como o direito à saúde, à educação, à cultura, ao lazer, ao trabalho e à moradia.

O que é considerado racismo no Brasil?

Na lei brasileira existem punições diferentes para os crimes de racismo e injúria racial. O crime de racismo se configura quando alguém se recusa ou impede o acesso de uma pessoa a estabelecimentos comerciais, bem como entradas sociais, ambientes públicos, e também quando nega um emprego.

Como surgiu a lei do racismo?

A Lei Afonso Arinos foi a primeira norma contra o racismo no Brasil. O Congresso Brasileiro em 3 de julho de 1951, aprovou a Lei 1.