Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: pessoa, gente, país.
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. ... Por isso, os substantivos possuem classificações de acordo com o tipo de substância que estão nomeando, além de variações de acordo com o gênero, o número e o grau deles.
O substantivo é a classe de palavras que dá nome a seres, coisas, sentimentos, processos, estados, fenômenos, substâncias, entre outros. Por isso, é uma classe com muitas palavras e é subdividida de acordo com as características daquilo que nomeia....Por exemplo:
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos.
Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc. Por exemplo: Ana é uma amiga muito legal.
Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes....Nomes de pessoas (nomes, sobrenomes, apelidos)
O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
Substantivos comuns são palavras que designam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns....Palavras que designam objetos:
O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.
Substantivos coletivos de animais
Substantivos coletivos de animais
Coletivo de pessoas
Substantivos Coletivos
Conjunto de pessoas é igual a multidão, tropa, grupo, etc. Conjunto de marinheiros equivale a tripulação, marinhagem, maruja, equipagem, etc.
Reunião de pessoas com objetivos comuns: 2 reunião, associação, equipe, turma, time, assembleia, congregação, corporação, coletividade, círculo, facção, agremiação, seita, panela, panelinha, clã.
Substantivo coletivo é o substantivo comum, que mesmo estando no singular, indica um agrupamento, uma coleção ou conjunto, que pode se referir às pessoas, animais que pertencem a uma mesma espécie, objetos, coisas, meios de transporte, elementos da natureza, entre outros.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Os 20 principais substantivos coletivos
frota
ListaEditar
Substantivos coletivos
Lista de substantivos coletivos
Pode dizer-se, também, que um conjunto de abelhas é uma colmeia? ... Além de colmeia, também se pode dizer cortiço, enxame, abelheira, apiário, silhal (lugar onde há silhas de abelhas).
Resposta. Matilha, coro, cardume, elenco e vara.
Panapaná
Para indicar um conjunto de borboletas, podemos usar das palavras panapaná, panapanã, bando, grupo e nuvem.
SubstantivoEditar
As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados. O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado.